domingo, 11 de maio de 2025

UVA JAPONESA, Hovenia dulcis, receita de docinho

 UVA JAPONESA, Hovenia dulcis, receita de docinho vegano

 


A árvore da uva japonesa está por toda parte na arborização urbana, tem porte médio, acredito, para grande, e não é nativa, até como sugere o nome. Também é conhecida por pau-doce. Usada na Medicina Tradicional Chinesa sobretudo para tratar a ressaca, há estudos comprovando atividade anti-inflamatória, hepatoprotetora, etc.


Essa árvore me faz lembrar a infância porque no meio do terreno da casa onde eu morava havia uma velha árvore dessa que todo ano soltava seus ramos com os frutos. 


Agora estamos em plena época de frutificação pela cidade, então podemos presenciar seus ramos com os pseudo-frutos caindo nas ruas e calçadas ou praças. Para coletar, eu recolho os caules com os pseudo-frutos que caíram nos arbustos abaixo da árvore, verifique se os frutos não estão com coloração preta estranha, pode estar meio estragada, então descarte. Tire as sementes, bolinhas que contém em seu interior umas 3 sementinhas marrom bem  brilhantes, se quiser, guarde para plantar ou doar. Lave os "frutos" e deixe secar ao sol por alguns dias, quanto mais seco, mais doce vai ficando.

 

Você pode triturar em liquidificador ou processadora estes pseudo-frutos secos e armazená-los em freezer para uso posterior, eu já fiz bolo adoçado meio a meio com uva japonesa e açúcar mascavo. A uva japonesa pode ser um substituto do açúcar mascavo.


Docinho de festa vegano com uva japonesa, Hovenia dulcis 
 
1 xícara (chá) de uva passa, deixe de molho por cerca de meia hora e escorra
1/2 xícara (chá) de uva japonesa, sem sementes e triturada
50 g de coco ralado
2 colheres (sopa) de açúcar de coco ou demerara
50 g de sementes de girassol deixado de molho umas 5h e escorrido
 
coco ralado, reserve para cobrir as bolinhas

Triture tudo no mixer, use óleo de coco nas mãos para fazer as bolinhas e passe em coco ralado. Sirva sobre folhas de capuchinha ou forminhas. Guarde na geladeira. Pode congelar, neste caso, para descongelar, descongele um dia antes do consumo.


Esta receita fiz para a festinha de aniversário da Mel, filhinha de uma amiga querida.

                               Uva japonesa no jardim do Centro Cultura São Paulo, 2018

 
             Uva japonesa, Centro Cultural São Paulo, 2018
 
 
                                        os pseudo-frutos sem sementes


                                      pseudo-frutos já triturados

Nenhum comentário:

Postar um comentário