URTIGA VERMELHA, urtiga de jardim, Laportea aestuans
Esta é uma PANC interessante que pode nascer espontaneamente em seu jardim, a urtiga vermelha é uma planta nativa. Seus cabinhos, pecíolos, são avermelhados e suas flores muito pequeninas são agrupadas e são esverdeadas. Utilizada como alimento na África e na China. É mais comum encontrá-la em períodos chuvosos do ano.
No livro PANC do professor dr. Valdely F. Kinupp, o autor faz a recomendação de escaldar suas folhas ou então fazer empanada e frita. Kinupp relata usos medicinais diversos como antimicrobiana, anti-inflamatória, analgésica, etc. E que tem atividade antioxidante.
No meu jardim nasce espontaneamente nos vasos e no quintal também. Certa vez nasceu no meu canteiro hügelkultur, um canteiro de galhos sobre o cimento, e com a decomposição da matéria orgânica, cresceu muito, ficou com folhas bem grandes então fiz com as folhas maiores, recheadas com queijo, dobrando a folha ao meio, depois empanei com farinha, ovo batido e fubá e fritei em pouco óleo. Outros usos das folhas é acrescentar às sopas, refogados, feijão, arroz, farofa, etc.
folhas verde escuras com um serrilhado muito perfeito
urtiga vermelha nascendo na caixa de isopor
Folhas de urtiga vermelha empanadas e fritas
As folhas mais velhas possuem cristais irritantes de ácido oxálico que podem causar urticária.
Você pode encontrar mais informações sobre a parte medicinal no site Useful tropical plants:
https://tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Laportea+aestuans
Nenhum comentário:
Postar um comentário