terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Como diferenciar serralha do dente de leão e barba de falcão?

 COMO DIFERENCIAR SERRALHA DO DENTE DE LEÃO E BARBA DE FALCÃO?

Serralha, Sonchus oleraceus

Dente de leão, Taraxacum officinale

Barba de falcão ou crepe do japão, Crepis japonica

Radite, Hypochaeris chilensis 

Alface selvagem, Lactuca canadensis

Pincel de estudante ou falsa serralha, Emilia fosbergii

 

Algumas plantas causam muita dúvida quanto ao seu reconhecimento por causa do formato das folhas mais ou menos parecido entre uma e outra. Algumas destas plantas que sempre me perguntam é sobre a serralha e o dente de leão, porque realmente são bem parecidos quanto ao formato de folha, que lembra uma seta na ponta, assim como a alface selvagem.

 


 formato das folhas de dente de leão, barba de falcão e serralha

 

O dente de leão nasce e cresce grudado ao solo, isto é, em forma de coroa, sai depois apenas um talo com uma flor parecida a uma margarida amarela e logo após a flor murchar, no lugar surge o pompom grande que são as sementes. A barba de falcão ou crepe do japão é uma planta menor, de folhas menores e suas florzinhas amarelas e pompons são bem pequeninos, já a serralha tem folhas que lembram muito as do dente de leão, porém a coloração é um verde puxando um pouco para o azul e fosca, enquanto a folha do dente de leão é mais brilhante. As flores da serralha também tem flores parecidas às do dente de leão, porém um pouco menores e pompons menores, seus galhos crescem verticalmente e pode chegar a 1m10 enquanto o dente de leão pode chegar a apenas 28 cm.

 

               formato das folhas de dente de leão, radite e serralha
 

A folha de radite pode lembrar muito o formato de dente de leão, porém tem os "dentes" mais alongados, a maioria das folhas ficam na base da planta e  seus galhos sobem verticalmente com flores parecidas também com uma margarida amarela e pompons semelhantes à serralha, podendo atingir 70 cm.

 

dente de leão todas as folhas saem do solo, não tem galhos

barba de falcão com suas florzinhas pequenas

serralha sobe verticalmente com galhos e várias flores nos galhos

radite tem praticamente todas as folhas na base mas sobe com uns galhos com várias flores amarelas e pompons parecidos aos da serralha


Além destas plantas, há ainda o pincel de estudante ou falsa serralha que também é confundida com a serralha, mas tem flores que lembram um pincel, normalmente na coloração alaranjada puxando para o vermelho. Há quem diga que é PANC, mas eu prefiro considerá-la apenas medicinal por ter certo grau de toxicidade sobretudo após florir.
 
 falsa serralha ou pincel de estudante, planta medicinal
 
Outra PANC muito parecida à serralha é a alface selvagem.
A alface selvagem tem o galho central e folhas também bem mais robustos do que a serralha chegando a atingir 1m80 de altura, porém as flores em grande quantidade são menores.
 

 alface selvagem tem folhas mais brilhantes em relação à serralha, formato mais pontiagudo e tamanho da planta bem maior
                          
 


 

 


 

 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

CLITÓRIA, Clitoria ternatea

 CLITÓRIA, Clitoria ternatea

 

A clitória também é chamada de cunhã, feijão-borboleta e vi na internet também como fada-azul. Segundo Valdely Kinupp a clitória é originária da Ásia Equatorial. Recentemente li em um artigo indiano que ela seja provavelmente originária do México e Caribe, cujos autores dizem que talvez tenha sido levada à Índia logo após a colonização*. Este artigo diz que é uma planta medicinal tradicional da Ayurveda usada para combater o stress, como ansiolítico, antidepressivo, sedativo, tranquilizante e para melhorar a memória. Contém antocianinas e tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antidiabéticas, inseticidas... Conhecida na medicina tradicional indiana como Aparojit.

 

É planta antioxidante e suas flores são muito usada na Índia por sua coloração incrivelmente azul para fazer arroz azulado.

 

De suas flores também é feito chá com coloração azul e se adicionar suco de limão, a cor mudará para rosa, mudando o PH para mais ácido.

 

CHÁ DE CLITÓRIA

Ferva uma xícara de água e desligue. Coloque 4 flores de clitória fresca ou secas. Abafe e deixe por cerca de 5-10 minutos, retire as flores e sirva ainda quente. Ou espere esfriar coloque suco de meio limão espremido para a coloração mudar de azul para rosado.

 

                                     jardim da Casa das Caldeiras, 2024

                          flor com pétadas dobradas, Casa das Caldeiras, 2024

 


                                       flor com pétalas simples, 2025

 

                                       fazendo chá com as flores


 


*A Clitoria ternatea, um medicamento ayurvedico, é uma ferramenta essencial para a avaliação científica. P.K.Mukherjee, V.Kuman, N.S.Kuman, M.Heinrich. ScienceDirect, Revista de Etnofarmacologia, vol.120, n° 3, 8/12/2008