CASTANHA DO MARANHÃO, mamorana, castanha de praia, cacau selvagem, Pachira glabra
MONGUBA, embiratanha, cacau selvagem, Pachira aquatica
Estive na passagem de ano para variar, em Bauru na casa da minha irmã Naomi, e em um passeio pelo condomínio para coletar uma jaca e mangas coquinho, descobri no caminho a castanha do maranhão, Pachira glabra, seu tronco é verde, as folhas são divididas em 5 ou 7 folíolos, as flores, o que mais se nota é um tipo de penacho branco.
É uma árvore nativa da Mata Atlântica, do Maranhão ao Rio de Janeiro, ocorrendo também na Amazônia e é uma árvore de pequeno porte de 4 a 6 metros de altura. Frutificação: fevereiro a março*
Castanha do Maranhão no condomínio em Bauru
Notei que no chão estavam caída vários frutos verde e recolhi os frutos para trazer para casa. Mas antes eu e minha sobrinha Susan resolvemos tirar as castanhas, batendo uma na outra, daí o fruto se abre. Tiramos a casca de algumas e fatiei e outras só cortei ao meio e torramos no forninho elétrico.
Achei que o sabor dos pedacinhos mais torradinhos estavam com sabor de amendoim. Também pode consumir cozida.
Frutos abertos com as castanhas no interior
Castanhas torradas
Frutos verdes com flores brancas, aqui no caso, as pétalas já tinham caído, e são muito discretas, então essa parte branca é a parte central da flor
Outra árvore que tem o fruto semelhante é a monguba, Pachira aquatica, porém em suas flores, essa parte central que parece um penacho tem coloração vermelha e seu porte é maior chegando a 14 metros de altura. É nativa da região amazônica e Maranhão.
Quando estive no Tibá Rio em Bom Jardim para o meu curso de PANC, em 2024, consegui algumas sementes para experimentarmos na aula, e o sabor lembrava amêndoas, mesmo crua. Esta pode ser consumida crua em pequenas porções. Suas sementes contém amido, proteína e lipídios, pode ser usadas para preparos de paçocas, bolos, farofas, etc, segundo Valdely Kinupp em seu livro PANC.
Por coincidência, logo depois que retornei da viagem de Bauru, fiz uma caminhada nos arredores do meu bairro, Parada Inglesa, e encontrei a monguba com flores.
Monguba na Parada Inglesa/ZN de São PauloAs flores com cor avermelhada
Castanhas da monguba do Tibá Rio em Bom Jardim/RJ
*fonte: Colecionando Frutas, site do Helton Josué







Nenhum comentário:
Postar um comentário