quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

SERRALHA, Chicória brava, Sonchus oleraceus


SERRALHA, Chicória brava, Sonchus oleraceus



Já adquiri um maço desta verdura na feira orgânica da Água Branca. Consumi crua na salada, em omelete, no suco verde e na sopa. Dê preferência para colher as folhas e ramos mais novos. Embora nasça em calçadas, praças, jardins... não consuma essas plantas colhidas nas ruas porque estão constantemente expostas à poluição, metais pesados, vários materiais contaminantes... procure plantar em vasos, em casa ou colher em alguma horta comunitária, ao abrigo de animais de rua, longe de postos de gasolina e grandes avenidas.
Segundo Valdely Kinupp no livro Panc, pode-se consumir as flores e botões à milanesa. A Serralha possui proteína, lipídios, carboidratos, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, betacaroteno, luteína e violaxantina. Os carotenoides (pigmentos dos vegetais) como o betacaroteno, a luteína e violaxantina são antioxidantes, protegendo a pele do sol e evita o seu envelhecimento. A luteína também é chamada de vitamina do olho e ajuda a evitar a degeneração macular e a catarata.
Na medicina popular é usada para problemas hepáticos e biliares e usado externamente como cicatrizante (Harri Lorenzi/F.J.Abreu Matos em Plantas Medicinais no Brasil).
Serralha, Sonchus oleraceus no Jardim Siciliano, ago/16

Serralha nos canteiros da Praça Vitor Civita, ago/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário