quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

JACA, Artocarpus heterophyllus


JACA, Artocarpus heterophyllus



Sempre achei a jaca meio enjoada, mais pelo sabor e aroma fortes... Mas no início do ano passado quando estive no Vale do Capão, comi uma jaca e achei gostosa.



Há 2 anos atrás ouvi falar muito da jaca verde refogada ou jaca louca, até um dia ir a uma feira vegana e comer a famosa coxinha de jaca, com uma fila enorme para comprar... Então me deparei com uma jaca verde, como se estivesse me aguardando no pé da árvore, na escola Caetano de Campos... Quando olhei pra ela no chão, pensei: “é minha, tava só me esperando”.



Eu trouxe pra casa e fui fazer a busca na internet pela receita. Na ocasião eu fazia o curso de agrofloresta na Vila Itororó, na Bela Vista, então levei a novidade para o nosso lanchinho, foi um sucesso a jaca louca no pão.



Li recentemente que a jaca ajuda a prevenir câncer, reduz a pressão arterial, rica em fibra, ajuda na digestão, ajuda o fortalecimento dos ossos, previne a degeneração macular e cegueira noturna por ser rica em vitamina A, previne anemia, melhora o sistema imunológico por seu alto teor em antioxidantes e vitamina C. E tem ação antimicrobiana.



A pedidos, vai a minha receita de Jaka loka

Cozinhar a jaca inteira lavada na panela de pressão, depois que apitar, durante meia h. Se for muito grande cortar no meio e cozinhar em 2 etapas.
tirar a pele de "dinossauro"* e o miolo se estiver duro, o resto, desfiar cortar, deixar as sementes...
Tempere a gosto: alho e cebola refogados, acrescente tomate, curry, cúrcuma, orégano, manjericão, gergelim, pimenta, sal, ora pro nobis e salsinha picada. Se quiser acrescente uva passa, azeitonas e pimentão em tiras.
 
SUPER CONSELHO: passar óleo na faca, no garfo, no prato, na tábua, na panela que vc for usar porque a grudência é braba... Use uma luva descartável ou saquinho de plástico para manusear a dita cuja.
Mas o sabor é inigualável.
 
Mais uma dica: pra lavar a faca, uma sugestão é use um pedaço de tijolo, areia, água e espuma de sabão. Passe areia na faca usada pra cortar a jaca com areia, um pouco de água e espuma de sabão esfregando com o pedaço de tijolo, passe até sair os resíduos grudentos. 
 
*a casca da jaca até que lembra uma pele de dinossauro kkkk 


Sementes da jaca já cozida, retire a película dura que as envolvem, no caso de ser uma jaca maior menos jovem

cebolinha, salsinha, azeitonas, jaca já cozida e cortada grosseiramente

jaca cozida e destroçada, parece frango desfiado, até a coloração meio rosada faz lembrar o frango


jaca loka, ou jacada (como chamou minha irmã Márcia)







Nenhum comentário:

Postar um comentário