quarta-feira, 11 de janeiro de 2017


JACA, Artocarpus heterophyllus



Sempre achei a jaca meio enjoada, mais pelo sabor e aroma fortes... Mas no início do ano passado quando estive no Vale do Capão, comi uma jaca e achei gostosa.



Há 2 anos atrás ouvi falar muito da jaca verde refogada ou jaca louca, até um dia ir a uma feira vegana e comer a famosa coxinha de jaca, com uma fila enorme para comprar... Então me deparei com uma jaca verde, como se estivesse me aguardando no pé da árvore, na escola Caetano de Campos... Quando olhei pra ela no chão, pensei: “é minha, tava só me esperando”.



Eu trouxe pra casa e fui fazer a busca na internet pela receita. Na ocasião eu fazia o curso de agrofloresta na Vila Itororó, na Bela Vista, então levei a novidade para o nosso lanchinho, foi um sucesso a jaca louca no pão.



Li recentemente que a jaca ajuda a prevenir câncer, reduz a pressão arterial, rica em fibra, ajuda na digestão, ajuda o fortalecimento dos ossos, previne a degeneração macular e cegueira noturna por ser rica em vitamina A, previne anemia, melhora o sistema imunológico por seu alto teor em antioxidantes e vitamina C. * E tem ação antimicrobiana.



A pedidos, vai a minha receita de Jaca Loka:
1 jaca meio pequena verde (dê preferência a um tamanho que caiba na panela de pressão sem que precise cortá-la ao meio ou em 3, porque o látex gruda todo na faca, passe óleo dentro da panela de pressão, na tampa, na tábua, na lâmina da faca)
3-4 dentes de alho picadinhas
2 cebolas pequenas em tiras
½ xícara de salsinha picadinhas
óleo de girassol para refogar
sal a gosto
1 pimentão verde ou vermelho em tirinhas (opcional)
azeitonas em rodelas, uvas passas, alcaparras, temperos a gosto, pimentas, curry, cúrcuma, cebolinha, manjericão, orégano, castanha de caju picada... (opcional)
Na preparação da foto usei também alho poró.



Modo de preparo
Lave a jaca com uma escova. Cozinhe a jaca inteira na panela de pressão com água, depois que apitar, 30 minutos se a jaca for meio grande e para a jaca menor ou seja, mais jovem, é melhor deixar 45 minutos). Caso sua jaca seja grande corte em 2 partes ou 3, mas vai sair muito látex e vai grudar todo na lâmina da faca, mesmo passando óleo na lâmina).
Depois de cozido, tire a casca. Se a jaca for bem nova, as sementes estarão bem tenras e não será necessário retirar uma película que as envolvem. Corte as sementes em 2 partes e destroce a jaca como se fosse desfiar um frango, corte grosseiramente. Depois irá desmanchar um pouco enquanto for refogar. Reserve.
Refogue os dentes de alho com a cebola no óleo até dourar, junte o pimentão e mexa, junte os demais ingredientes a gosto. Se for acrescentar a castanha, só coloque depois de desligar o fogo.



Como retirar o látex grudado na faca, caso você cortou a jaca verde: use uma esponja velha que vai jogar fora, coloque detergente ou sabão de coco com sal para esfregar.


Sementes da jaca já cozida, retire a película dura que as envolvem, no caso de ser uma jaca maior menos jovem

cebolinha, salsinha, azeitonas, jaca já cozida e cortada grosseiramente

jaca cozida e destroçada, parece frango desfiado, até a coloração meio rosada faz lembrar o frango


jaca loka, ou jacada (como chamou minha irmã Márcia)




* http://www.hospitaldaher.com.br/daher/8-beneficios-da-jaca-para-saude



Nenhum comentário:

Postar um comentário