quinta-feira, 26 de janeiro de 2017


ACARIÇOBA, erva-capitão, Hydrocotyle bonariensis e CENTELHA ASIÁTICA, Centella asiatica



Sempre vejo pelas calçadas essa plantinha com folhas arredondadas e brilhantes, a acariçoba, por algum tempo fiquei só notando sua presença,

não sabia seu nome e nem seu uso até que me deparei com um livro de plantas medicinais digital; me disseram que é panc, mas prefiro considerá-la apenas uma planta medicinal. Já li relato de uma pessoa que tomou as folhas da acariçoba no suco verde e que tinha passado mal, mas não sei a quantidade que ela consumiu. Por esse motivo nunca provei suas folhas embora tenham me dito que lembra o sabor da salsinha.



As folhas da acariçoba ou erva capitão são consideradas tóxicas, segundo Harri Lorenzi em seu livro Plantas Medicinais; lá ele diz que o suco das folhas e pecíolos é empregado para remoção de pintas ou sardas e que seus rizomas são considerados diurético, vomitivo, aperiente, antirreumático e contra males do fígado e rins.


Acariçoba ou erva-capitão, Hydrocotyle bonariensis, na rua Antonia de Queiroz, centro de São Paulo



Outra planta muito comum em gramados nas ruas, praças e parques é a centelha asiática, já esta é considerada panc, embora o sabor não me seja muito agradável, por isso uso com muita parcimônia na salada ou suco verde. Harri Lorenzi descreve que o seu infuso, um preparado com 3 colheres (sopa) de folhas picadas em ½ litro de água fervente, é usado em aplicações localizadas ou banhos de assento para eliminação de celulite e irritação vaginal. Segundo o site da Plantamed, é antidepressiva, anti-inflamatória, antimicrobiana, cicatrizante, antibacteriana, calmante, desintoxicante, etc... e indicado para articulações reumáticas, feridas, doenças do aparelho urinário e genital feminino, hemorroidas, senilidade, etc.

Para diferenciar a centelha asiática da acariçoba: a centelha tem a folha como se fosse partida ao meio até o talo, é fosca e com um verde mais escuro enquanto a acariçoba tem a folha inteira e é bem brilhante com um verde mais claro que a centelha. Também não confunda a centelha asiática com a espécie asarum sp, veja que esta última tem as bordas lisas e folha mais fina, a centelha tem a folha mais dura que a asarum. Na dúvida não consuma a planta.



http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Centella_asiatica.htm


Centelha asiática, Centella asiatica, no sítio Floradas da Serra em Embu-Guaçu

Asarum sp, muito parecida com a centelha asiática



Nenhum comentário:

Postar um comentário