sábado, 9 de setembro de 2017

FLORES COMESTÍVEIS: IPÊ AMARELO, pau-d'arco-amarelo, Handroanthus chrysotrichus

FLORES COMESTÍVEIS: IPÊ AMARELO, pau-d'arco-amarelo, Handroanthus chrysotrichus



Num lindo domingo de céu extremamente azul e ensolarado, eu visitava um amigo e encontrei pelo caminho lindos ipês floridos, puxei alguns galhos e tirei algumas flores para preparar uma salada.


Recentemente em um Semear Conhecimentos, evento de trocas de mudas e sementes crioulas em Mairiporã, onde dei uma Oficina de PANC, aprendi com a minha amiga Daniela Pastana que se pode colher as flores, estendendo um lençol para que as flores não caiam no chão, ou então usar um outro material para coletar esse divino material comestível.


Segundo Kinupp, outros ipês são comestíveis também como os roxos, Handroanthus impertiginosus e Handroanthus heptaphyllus e Tabebuia aurea, ipê amarelo. Descrita em seu livro com amargor similar a alface ou agrião, possuindo aroma adocicado. Eu senti apenas uma leve adstringência, sem sabor acentuado. No livro PANC o autor dá receitas de flores de ipê salteadas, dourada com alho e manteiga, usar apenas as pétalas e também empanadas.



Pode-se ser consumida crua em salada ou refogada, como é muito delicada não sei se vale a pena cozinhar, mas minha amiga Sonia Regina fez um arroz doce e acrescentou uma tigela de flores de ipê. Enfim são lindas para decorar, é divertido, colorido, bonito.




Ipê amarelo na rua da Consolação na Bela Vista

Salada coloridona com flores de ipês roxos, amarelos, hibisco-colibri, maria sem vergonha e outras panc

Flores de ipê amarelo

Ipê amarelo no Jd. Siciliano


Nenhum comentário:

Postar um comentário