terça-feira, 23 de janeiro de 2018

ORA-PRO-NOBIS, LOBROBÓ, Pereskia aculeata e ORA-PRO-NOBIS ARBÓREA, Pereskia grandifolia



Esta planta ganhou este nome porque dizem que era colhida no quintal de uma igreja, onde o padre rezava: Ora pro nobis, em latim, que significa em português, orai por nós.



A ora-pro-nobis pertence a família das cactáceas, dos cactos, por isso possui muitos espinhos, planta extremamente resistente, podendo ser multiplicada através de seus galhos, por estaquia. A ora-pro-nobis, Pereskia aculeata possui lindas flores brancas com miolo amarelo e alaranjado, se você não tem muito espaço em seu jardim ou quintal, recomendo plantá-la em um grande vaso ou bem próxima ao muro, pois costuma soltar galhadas que necessitam ser podadas de tempos em tempos. Suas flores, folhas e frutos são comestíveis. Suas folhas são ricas em proteínas, manganês, zinco, sódio e ferro, podendo ser consumidas cruas ou refogadas, em suco verde, de seus frutos, pode-se fazer sucos e geleia e possuem vitamina C. O prof. Kinupp recomenda consumir as flores salteadas na manteiga.



Já a ora-pro-nobis arbórea possui flores rosas e espinhos (acúleos) muito longos e pretos, parecendo uma agulha. Usada muitas vezes como cerca viva por sua beleza e por causa de seus espinhos longos, ajuda a proteger as propriedades. Uso recomentado: refogar as folhas e saltear as flores, seus frutos não são comestíveis.



Eu costumo usar algumas folhas picadas na hora de amassar o pão, também podem ser trituradas no liquidificador para dar coloração verde à massa do pão. As folhas das 2 ora-pro-nobis podem ser usadas em ensopados, molhos, tortas, cozidos, etc.

Encontrei alguns exemplares desta última no Pacaembu e no Alto da Lapa.

Ora-pro-nobis ou lobrobó da Horta das Corujas
Ora-pro-nobis, Pereskia aculeata com flores, foto da internet

Ora-pro-nobis arbórea, Pereskia grandifolia, com flores rosa no Alto da Lapa

Ora-pro-nobis arbórea no Alto da Lapa


Nenhum comentário:

Postar um comentário