quinta-feira, 14 de junho de 2018



Oficina de PANC no Mackenzie, 2018
UVA JAPONESA, Hovenia dulcis

Esta é uma árvore com quem tenho certa intimidade, digo "quem" pois considero as plantas  pessoas praticamente kkkk. Com certeza é um ser vivo, mas para mim representam mais do que isso...

Fez parte da minha infância e juventude... as uvas caíam no chão, mas me lembro que a gente pouco aproveitava, pois nem sabia como consumí-la... Me lembro das lindas orquídeas que estavam agarradas a ela. Enfim... hoje em dia dou a maior importância a essa linda árvore, com uma abundância incrível de frutos muuuuito doces, incrivelmente doce, tanto que o nome científico é Hovenia dulcis.

coletando uvas japonesas no Mackenzie
Mês passado fui convidada para palestrar na Semana Acadêmica de Ciências Biológicas no Mackenzie, a primeira coisa a notar quando entrei no campus foi uns galhos de uva japonesa caídos no chão e sendo varridos, fui logo correndo pegá-los... Durante a oficina de PANC, passeamos no campus e achei uma outra árvore, a caferana, Bunchosia armeniaca, já publicada neste blog.

estudantes do Mackenzie coletando uvas japonesas no campus

No final do passeio guiado no campus, vimos na entrada da Maria Antonia, umas árvores muito altas, e sob elas algumas arvoretas com várias uvas um pouco mais secas penduradas, bem, não precisa dizer que foi a festa para mim e para os estudantes que participavam da minha oficina...

Pode-se fazer um mascavo de uva japonesa, pois estas, quanto mais secas, mais doces ficam, e o sabor lembra algo como uva passa mesmo e talvez um sabor de damasco. Só deixar secar ao sol ou no forno quente desligado, quando estiver quase seco triturar ao liquidificador. Pronto, só usar na receita do bolo no lugar do açúcar mascavo, ideia que o Valdely Kinupp dá no seu livro de PANC.

Estamos exatamente na época de coletar uvas japonesas pela cidade... Vamos à caça kkkkk

uva japonesa, Hovenia dulcis, no jardim em frente ao CCSP, 2018


secando as uvas japonesas ao sol

o mascavo de uva japonesa, ideia do livro de PANC do Valdely Kinupp

bolo de maçã, cacau e uva japonesa

saladinha de cacau verde cru com uva japonesa e salsinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário