segunda-feira, 29 de março de 2021

RECEITA: PÃO RÚSTICO REZADO DE BELDROEGÃO

 PÃO RÚSTICO REZADO DE BELDROEGÃO, Beldroega graúda, Talinum paniculatum


Passei muitos meses sem fazer pão, depois que meu fermento levain acabou ficando muito velho e morreu. E voltei a fazer pão agora com o fermento granulado, sempre coloco ingredientes, farinhas diferentes a cada feitura.

Desta vez foi este, já que eu compro alguns orgânicos da minha amiga Irene Gamboa, e desta vez ela me trouxe como brinde um maço grande de beldroegões e por isso acabei fazendo o pão verde PANC. Agora, por que REZADO? Outro dia assistia a um programa de TV e vi umas padeiras em um vilarejo na Itália fazendo pão e vi que elas rezavam antes de assar. Como meu espírito inquieto não deixou de achar interessante e experimentar, já que o resultado lá era de pães magníficos. Vamos à receita.


PÃO RÚSTICO REZADO DE BELDROEGÃO 
 
Ingredientes

4 e 1/2 xíc. chá de farinha branca
1 xíc. chá de farinha integral
1 xíc. chá de far. de mandioca
1 e 1/2 xíc. chá de folhas de beldroegão batidas em 1 xíc. de água
2 e 1/2 xíc. de água
2 colheres sopa de sal
3 colheres sopa de açúcar
1/4 xíc. chá de azeite
1 pedaço de cúrcuma ralada (então o verde ficou mais claro por causa do amarelo)
1 envelope de fermento biológico granulado
2 PAIS NOSSOS (rezado após ter amassado a 2ª vez e uma vez antes de assar
 
Preparo 
 
em uma bacia misturar todos os ingredientes secos menos o sal.
Colocar o azeite, cúrcuma, beldroegão e ir misturando com a água até dar a liga, consistência de massa de pão;
no final colocar o sal, e amassando, o sal ajuda a desgrudar a massa das mãos;
depois de amassar, descansar por no mínimo 10 minutos, ou até crescer bem, eu deixei uma hora;
dividi em 2, e amassei, fiz uma bola e os talhos, fiz 1 PAI NOSSO, deixei descansando umas 2 horas, antes de ir ao forno fiz mais 1 PAI NOSSO e assei em forno pré aquecido, temperatura média para baixa, por 30 minutos, depende do forno... aos 15 min. vire a assadeira, verifique se já dourou
 
* sempre mudo as farinhas, coloco às vezes, farinha de aveia também, já coloquei fubá, linhaça, gergelim...
sempre 2/3 com farinha branca
 

curiosidade: meu amigo Carlos Alberto lembro-me que um dos nomes do beldroegão é bênçãos-de-Deus, bem a propósito kkkk
 
 

                Meu PÃO RÚSTICO REZADO DE BELDROEGÃO
 

              A coloração do pão ficou um verde mais claro, creio que por influência da cúrcuma que é bem amarela

 

                      Beldroega graúda, major gomes ou maria gorda

Nenhum comentário:

Postar um comentário