segunda-feira, 27 de março de 2017

PIMENTA ROSA, AROEIRA PIMENTEIRA, Schinus terebinthifolius

PIMENTA ROSA, AROEIRA PIMENTEIRA, Schinus terebinthifolius



A aroeira pimenteira, aroeira-vermelha é uma planta muito usada na arborização urbana em São Paulo, vi várias árvores na avenida 23 de Maio, na Estrada Turística do Jaraguá, que aliás então ficando carregadas de frutos, deixando-as muito charmosas com sua coloração avermelhada, e também vários exemplares por toda a cidade... Sempre que possível colho alguns galhos por onde passo com esses lindos cachos de pimenta rosa. É árvore nativa da Mata Atlântica, do Pernambuco ao Rio Grande do Sul.



As suas pimentas são antes aromáticas, com sabor muito pronunciado, lembrando um gosto de casca da goiaba entre outros sabores... talvez pelo fato de terem sido recém-colhidas... Por isso pode ser usada para temperar carnes, usadas como sabor exótico às receitas com chocolate e em outros pratos. No mercado é vendida sozinha ou como mix de pimentas.



Ontem voltando do curso de farmácia caseira com a Vera Fróes no Burtantã, me deparei com galhos completamente carregados dessas lindas pimentinhas, que tinham sido podadas, não tive dúvidas, ofereci 3 galhos para um casal no ponto de ônibus, que não conheciam a pimenta rosa e voltei pra casa com uma sacolona de mercado cheia.



Em estudos científicos, os americanos descobriram que ela combate as superbactérias (Staphyloccocus aureus)...



E segundo a etnobotânica Vera Fróes, seus princípios ativos combatem a candidíase em banho de assento, usar casca e folhas em decocção.



Aroeira pimenteira ou pimenta rosa, Schinus terebinthifolius coletados no Butantã, 26/3/2017


Sorvete de banana e morango congelados, com um pouco de água de coco e umas pimentinhas rosas cozidas e processadas tudo junto com 2 folhas de begônia, receita a 4 mãos, ideia e preparo da minha sobrinha Susan Shakushiya com uns pitacos meus, 27/3/2017


Aroeira pimenteira, aguaraíba ou aroeira-mansa com suas lindas pimentinhas, suas folhas tem nervuras bem delineadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário