quinta-feira, 11 de maio de 2017

CURSO DE PANC COM VALDELY KINUPP



Desta vez foi minha vez de assistir às deliciosas e esculentas, como diria o próprio Valdely, aulas do mestre das PANC. O encontro aconteceu no TIBÁ Rio – Instituto de Tecnologias Intuitivas e Bioarquitetura em Bom Jardim/RJ entre os dia 21 e 23/4/17.



O local maravilhoso, delicioso espaço junto à natureza... estávamos rodeados por uma floresta plantada há 30 anos atrás pelo fundador do TIBÁ, Johan van Lengen e sua esposa Rose.




A cada dia nos era apresentada várias plantas, fizemos caminhadas dentro do TIBÁ e passeio pelos arredores do sítio fazendo reconhecimento das panc. O grupo contou de pessoas muito apaixonadas pela natureza e por plantas e o professor Kinupp sempre muito entusiasta, nos explicando alguns significados em latim dos nomes científicos de algumas plantas, pudemos comer cacau verde, parecia com pepino, talo da vitória-régia que ele trouxe da Amazônia, palmito de helicônia (Heliconia rostrata), folha de seriguela, palmito da yucca, no 2º dia fizemos geléia de trevo/azedinha, de flores do hibisco colibri com limão, degustamos pratos maravilhosos feitos de panc como charutinho com folhas de urtiga/urtigão, Urera baccifera, muito comum também aqui na Serra da Cantareira, comemos folhas de assa-peixe, Vernonia Polyanthes e flores de moringa oleifera empanadas e fritas, muito delicioso entre muitas outras delícias... Enfim, foi um curso regado de conhecimento, degustações, calor humano, uma verdadeira dádiva poder aprender mais sobre essas incríveis plantinhas abençoadas...

Kinupp apresentando a palma

jardins do TIBÁ

Kinupp e o mandacaru

coletando palmito da helicônia


identificando a urtiga mansa, Boehmeria caudata

jardins do TIBÁ

Kinupp com galhos de moringa

Kinupp com tubérculo da caratinga, Dioscorea dodecaneura

Nenhum comentário:

Postar um comentário