terça-feira, 22 de maio de 2018

VIAGEM GASTRONÔMICA COM PANC A SALESÓPOLIS

No 2º semestre do ano passado recebi um convite do Eliel Bragatti para conhecer o Sítio Toca da Onçasitiotocadaoncaacampamentos.blogspot.com.br em Salesópolis, mas a viagem não vingou em 2017. Porém agora neste mês consegui realizar a visita para mudar um pouco de ares e passar alguns dias em meio à natureza.

O intuito era apenas de conhecer o espaço para futura Oficina de PANC, fazer identificação dos matos comestíveis, mas foi bem mais do que isso... Visitamos os sítios vizinhos, vimos que eles já cultivam algumas panc mais conhecidas como capuchinha, Tropaeolum majus, e peixinho da horta, Stachys byzantina. No sítio do seu Chico colhemos algumas camélias para preparar uma salada de bifum com cogumelo shitake, folhas de cenoura, cenoura, gengibre e para decorar, algumas pétalas de camélia, também vimos o chuchu de vento e voltamos com uma sacola cheia dessa panc. Com o chuchu de vento, Cyclanthera pedata fizemos um refogado com capiçoba, Erechtites valerianifolius, centelha asiática e folhas de cenoura. Os pratos foram preparados junto com meu parceiro das PANC Wagner Gil com uma mãozinha do Eliel, regados com muuuuuita conversa.

Ganhamos uma sacola de cambuci do seu Jorge, vizinho do sítio Toca da Onça, do qual fizemos um mousse maravilhoso com leite de cabra que compramos em outro sítio vizinho.

No almoço da despedida fizemos abóbora que ganhamos nessas visitas, uma batata temperada com molho de azeite com alho, tanchagem, Plantago australis, salsa, manjericão, decorada com pétalas de hibisco colibri e omelete de ovos compradas na vizinhança também com tanchagem, folhas de cenoura, pimenta, pimentão cambuci... Estava tudo perfeito.

Além dessas experiências gastronômicas, pudemos no primeiro dia andar no meio da floresta, sem luz, na escuridão completa, apenas confiando que estávamos na trilha certa... depois contemplar um céu mega estrelado, fazer plantios nos canteiros agroflorestais, compartilhar nossos jantares com o Jorge que sempre aparecia de noite para contar seus causos extravagantes.


Enfim... Aprendemos também nas conversas com o Jorge um pouco sobre plantas medicinais e outros conhecimentos... No sábado ele tinha deixado um palmito de taboa que preparamos junto com refogado de folhas. Gratidão ao Eliel pelo acolhimento... as PANC unindo pessoas, criando vínculos novos e novas possibilidades...


café da manhã no Sítio Toca da Onça em Salesópolis

Batata à moda da Regina, com molho de tanchagem decorada com hibisco colibri

Coletando flores de camélia para algum preparo culinário no sítio do Chico

Chuchu de vento ou maxixe peruano na horta do Chico

Refogado de palmito de taboa, chuchu de vento, capiçoba, centelha asiática e folhas de cenoura

A foto oficial da visita com o "logo" do sítio Toca da Onça, com o Wagner e Eliel

Fogão a lenha, o fogo sagrado que aquece, une e prepara o alimento, saudades da minha infância

No café da manhã, comemos o inhame do brejo, uma delícia, receita ensinada pelo Jorge

Na hortinha do Chico, encontrando algumas PANC

Mousse de cambuci com leite de cabra, omelete com pimentão cambuci, tanchagem, pimenta, folhas de cenoura... tava uma delícia, obra do Wagner

Batata colorida com a mata no fundo

Dia do plantio de PANC nos canteiros agroflorestais

Prato do dia da despedida

Flor com folhas rosadas do pé de caqui, fotos: Wagner Gil




2 comentários:

  1. Ual! Foi maravilhoso esse fim de semana com Regina e Wagner... inesquecível... sem palavras...

    ResponderExcluir
  2. E saudades hein Regina, foi top esses dias gastronômicos PANC

    ResponderExcluir