sexta-feira, 8 de julho de 2016

VOCÊ CONHECE OS FRUTOS DA PUPUNHA?


VOCÊ CONHECE OS FRUTOS DA PUPUNHA?

Domingo último visitei com alguns amigos, meus amigos a Ana do mel e o Paulo, no sítio Floradas da Serra em Embu Guaçu. Chegando lá logo notei lindas mudas de pariparoba nascendo felizes em toda parte pelo jardim, na entrada uma astrapéia branca para atrair as abelhas, e uma astrapéia rosa do lado de dentro da propriedade.



Astrapéia branca



Fomos recepcionados carinhosamente, lindo lugar com uma quantidade de plantas enorme, praticamente todo o sítio preenchido com mata. Neste local tão incrível cria-se abelhas, estas fantásticas trabalhadoras incansáveis com a linda função de polinizar as plantas.

Entre as muitas árvores do local, está a pupunha e fomos apresentados à fruta da pupunha, eu nunca tinha visto, tem uma cor bem alaranjada, provamos ela cozida, tem sabor que lembra a mandioca, e também um bolinho feito com farinha, ovos, queijo e acho que farinha de arroz, delicioso! Cozinha-se simplesmente com água e sal e é muito comum na Amazônia. Segundo Valdely Kinupp, o fruto tem alto teor de carotenóides. Os carotenóides agem como antioxidante, isto é previnem doenças cardíacas e câncer, além de retardar o envelhecimento celular e estimulam o sistema imunológico.

Aproveitei para coletar as pancs que nasciam por todo o jardim e fiz uma salada “Só pancs” decorada com flores de maria-sem-vergonha, temperada com azeite, limão cravo delicioso e um sal temperado da Ana com manjericão, orégano, hortelã e alecrim moídos, adorei! Apesar da geada que tinha queimado uma grande quantidade de plantas, rebrotaram novas plantinhas para o novo ciclo de vida. E aproveitamos as bênçãos de cada dia.





O fruto da pupunha



Os frutos da pupunha descascado, prontos para serem cozidos




Os bolinhos deliciosos da Ana e para acompanhar salada "taboulé  de  été" e  salada "só pancs" com flores

10 comentários:

  1. Nossa! Foi muito bom! Um dia cheio de esperança e aprendizado! Ver como a vida pode ser simples e tão rica ao mesmo tempo! Estar com vcs é um prazer transcendental terreno e espiritual! Eterna gratidão! E já com saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super mágico, transbordante de vida e energia vital, abundante e exuberante natureza... Foi muito gostoso e enriquecedor, Ligia... super dias cheios de dádivas divinas!bjs

      Excluir
  2. Que lindo texto, me senti de novo no sítio com vocês e de novo me vem o desejo de agradecer pelas horas mágicas que vivenciamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dalva, muito agradecida... super restante de semana cheio bênçãos!bjs

      Excluir
  3. Que lindo texto, me senti de novo no sítio com vocês e de novo me vem o desejo de agradecer pelas horas mágicas que vivenciamos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria!muito importante o trabalho de reconhecimento das PANC's e da valorização do saber do agricultor familiar, muito bem representado pela Ana e sua família que fazem um trabalho exemplar no sítio floradas da Serra. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gabriela, muito agradecida... o mundo das pancs é mágico, curativo, fascinante, nutritivo... uma verdadeira bênçãos! Sim, trabalho lindo da Ana e do Paulo, muito importante conhecer e valorizar os trabalhadores da terra... super domingo iluminado!

      Excluir