sábado, 20 de agosto de 2016


CORAÇÃO DA BANANA VERDE

A primeira notícia que eu tive de uso do coração da banana verde, veio através do seu Paulo das Ervas de Jesus Pereira em Salesópolis, quando fui conhecer suas 880 espécies de plantas e árvores medicinais no ano passado: xarope do coração da banana para curar bronquite.

Mais tarde alguém me falou sobre fazer o coração da banana verde refogado... Quando fui ao Vale do Capão na Bahia, visitar minha amiga Ondina, falei do antepasto do coração da banana, assim que vi um pendurado em uma bananeira da horta do Lothlorien. Ganhamos nosso mangará (outro nome para o coração da banana verde) e preparamos como se fosse um antepasto de berinjela, sendo que esta é bem macia e o mangará mais durinho. Delicioso sabor!!!


ANTEPASTO DO CORAÇÃO DA BANANA VERDE

1 coração de banana verde, colhido antes das bananas amadurecerem 
2 colheres de sopa de suco de limão para 1 litro de água
2-3 dentes de alho picadinhos
1 pimentão em tiras
1 cebola em tiras
óleo de girassol para refogar
sal a gosto
opcional: 1 pimenta malagueta picadinha, azeitonas, uvas passas, salsinha picadinha, orégano ou majericão, azeite

Lave o coração da banana, retire as brácteas mais externas e suas “florzinhas”, corte ao meio e deixe de molho na água com bicarbonato, ou limão ou vinagre por aproximadamente 10 minutos, ferva nesta água o mangará e jogue a água. Repita essa operação por mais 3 vezes, para tirar o amargor. Fatie o mangará em tiras.

Pique e refogue os alhos e cebola em óleo de girassol, quando dourar, junte o coração da banana. Junte um pimentão em tiras, salgue a gosto, mexa de vez em quando, desligue quando as tiras de mangará estiver macias. Se quiser, acrescente um pouco de pimenta picadinha, azeitonas, uvas passas, salsa picadinha, orégano ou manjericão. Regue com azeite antes de servir. Fica muito gostoso no sanduíche.

Coração da banana verde ou mangará, agosto/16

Antepasto do mangará com decoração panc's: flores de capuchinha,  folhas de tanchagem, barba-de-falcão,  amoras verdes, sucesso garantido


Nenhum comentário:

Postar um comentário