O alho-silvestre me faz retornar à saudosa época em que fazia o curso de vivência em agrofloresta em plena Bela Vista no centro de São Paulo, na vila itororó, entre o palacete "Surrealista" apelidado por Mário de Andrade e suas antigas construções, em meio a um calçamento de pedras, lá nasciam espontaneamente o alho silvestre... A flor tão delicada e aspecto da planta tão propícia para jardinagem, nem imaginava comestível... Suas folhas lembram ao nirá, cebolinha japonesa.
Pois bem, encontrei de novo em vários lugares depois quando já oferecia as OFICINAS DE PANC, como no butantã, na horta das flores, na horta das corujas, nas calçadas da vila madalena, na vila carrão... até que vim morar na Parada Inglesa e eis que no meu próprio jardinzinho debaixo das escadas, nascem espontaneamente essa linda plantinha, charmosa e comestível.
É nativa do sul do Brasil. Podemos consumir suas flores decorando saladas, tem leve sabor de alho, suas folhas e bulbos podem ser usadas em patês e em refogados.
Já o alho-social conheci apenas há uns 2 anos atrás quando fui a um plantio com as crianças guaranis na aldeia Tekoa Itaendy, no Jaraguá, o Evandro me apresentou esse alho, como alho do mato e me deu 2 espécimes... na época me lembro de ter guardado na geladeira até pensar o que fazer com elas, não sabia que planta era, nem imaginava também ser comestível, passado uma semana resolvi plantar nas minhas jardineiras, na época que morava em um apartamento na Consolação... Suas folhas também lembram as folhas do nirá, porém bem mais escuras.
E foram florir apenas recentemente depois de um ano e meio, e postando na internet fiquei sabendo se tratar do alho-social... Comi uma florzinha e estava extremamente forte, sabor de alho. É nativa da África do Sul. O extrato da planta tem atividade anticancerígena, diminui a pressão arterial, é antitrombótica e considerada antibacteriana... as folhas são antioxidantes.
São plantadas em horta para repelir mosquitos e moscas.
alho-silvestre, Nothoscordum gracile, Horta das Flores |
alho-silvestre ou alho bravo, na Horta das Flores, muito comum em frestas de calçadas |
alho-social, usado em jardinagem |
folhas do alho social que lembram folhas de nirá |
flores do alho-social, Tulbaghia violacea, da minha floreira |
misturado aqui na floreira com picão preto e arnica paulista pra confundir, mas o alho-social está aí como nos desenhos "onde está Wally" kkkkk |