FLORES COMESTÍVEIS: BELEZA QUE SE PÕE À MESA
Esta semana estive na É HORA DA HORTA* que fica na Casa Verde, da Rita Cavaliere, fui colher flores comestíveis e trouxe feliz da vida algumas flores como as da capuchinha laranja, Tropaeolum majus, flor de gengibre azul, Dichorisandra thyrsiflora, flor do cosmos, Cosmos sulphureus, flor de cravo de defunto ou tagete, Tagetes erecta e flor de alho silvestre, Nothoscordum gracile.
Usei estas flores na decoração de um bolo de cacau, maçã e palma miúda, usei a palma no lugar dos ovos para uma reunião de demandas da comunidade Jd. Filhos da Terra no Jaçanã, a convite da Fernanda do coletivo Autonomia ZN.
além das flores da horta da Rita, juntei flores de casa
Além das flores descritas acima ainda coletei algumas flores comestíveis da minha casa como flor de coromandel ou espinafre indiano, Asystasia gangetica, flor de begônia, Begonia cucullata e flor de maria sem vergonha, Impatiens walleriana.
Nem todas as flores são comestíveis, procure ter certeza de que a flor que vc tem em mãos seja realmente comestível. Uma outra dica: não consuma o pólem, por ser alérgico para algumas pessoas, então para evitar problemas, retire somente as pétalas e use-as na salada e outros pratos, por exemplo: cosmos e tagetes.
bolo decorado com panc e flores comestíveis
gengibre azul, Dichorisandra thyrsiflora, em uma calçada no Ipiranga
espinafre africano ou coromandel, Asystasia gangetica
tagete ou cravo de defunto, Tagetes erecta
* A É HORA DA HORTA fica na rua Frederico Penteado Jr, 308 e tem página no facebook e instagram, @ehoradahorta
Quem quiser me acompanhar no instagram: @reginayassoe
e canal do youtube: https://www.youtube.com/@reginafukuharasaboresdomat9106