terça-feira, 25 de setembro de 2018

ALFACE SELVAGEM, alface-do-mato, Lactuca serriolla


ALFACE SELVAGEM, alface-do-mato, Lactuca serriolla

Em 2017 fui a Mogi no sítio de uma amiga oferecer uma oficina de PANC e uma das plantas que me deparei lá foi a alface selvagem, planta nativa da região mediterrânea da Europa, Ásia e África… foi a primeira vez que eu tinha visto essa planta. No mês de agosto último, em uma outra oficina de PANC no sítio Prana Shala em Cotia, encontrei novamente a alface selvagem… Algumas pessoas chamam-na também de serralha por terem as folhas serrilhadas, embora serralha, Sonchus oleraceus, seja outra planta muito parecida, porém com folhas mais finas e coloração esverdeado diferente.

No livro de PANC do Valdely Kinupp, recomenda-se as folhas jovens cruas em saladas, mas na hora de lavar, esfregar na água com as 2 mãos, pois isso diminui um pouco o amargor, ou usar as folhas refogadas.

Estamos justamente agora na época das alfaces selvagens que tenho visto nascer nas calçadas aqui do meu bairro, na Parada Inglesa/vila Paulicéia, no Tucuruvi. Ainda não consegui coletar alguns exemplares que nasceram em um barranco elevado na rua do Tranway.


Alface selvagem, Lactuca serriolla, no sítio Maravilha em Mogi das Cruzes, 2016

Alface selvagem - Mogi das Cruzes

Alface selvagem nascido em uma fresta de muro na rua Monte Belo, v. paulicéia no Tucuruvi, set/2018

Alface selvagem no Tucuruvi, 2018

Serralha, Sonchus oleraceus nas calçadas do Jardins

Nenhum comentário:

Postar um comentário