quinta-feira, 24 de abril de 2025

MUTIRÃO DE LIMPEZA E PLANTIO em praça na Parada Inglesa - divulgação

 MUTIRÃO DE LIMPEZA E PLANTIO na Praça Comandante Eduardo Assumpção/Parada Inglesa - 3/5/25 das 9h as 12h

 


 


Para quem estiver na zona norte de São Paulo e quiser somar no mutirão para melhorar esta praça, compareça! Para seguir os próximos mutirões, que ocorrerão a princípio de 15 em 15 dias, me siga no instagram https://www.instagram.com/reginayassoe/ onde estará sendo divulgado os próximos eventos.


Tenho plantado na praça Comandante Eduardo Assumpção desde 2021 com uma vizinha, a Jô que mora em frente a esta praça. Algumas vezes nos encontramos nestes anos, mas invariavelmente cada uma ia em dias diferentes. Por vezes tive a companhia nos plantios da minha prima Silvana e sua mãe Hisao, outras vezes vieram a Sandra, a Isabel, o Luiz até o ano passado. Este ano com a parceria da Bruna, senti que era o momento de criar um grupo consolidado, fazendo o chamamento para os mutirões que irão ocorrer daqui pra diante aos sábados de manhã, quinzenalmente. O primeiro mutirão tivemos a presença da Fabiana, Raphael, Isabela e Bruna.

A ideia é que as pessoas do entorno comecem a frequentar e a cuidar da praça e ao mesmo tempo aprendermos juntos como torná-la cada vez mais biodiversa (até que já tem um monte de espécies) dando mais alimentos e possibilidades aos pássaros, atraindo polinizadores como abelhas, borboletas, também as joaninhas... Ter mais contato com a natureza, aprender sobre os ritmos naturais da terra, da vida, contemplar a beleza das flores, aprender sobre as PANC, Plantas Alimentícias não Convencionais ou matos comestíveis que também são medicinais...

VAMOS APRENDER JUNTOS?

No dia 3/5, sábado, das 9h ao meio dia, estaremos na Praça Comandante Eduardo Assumpção, próx. ao metrô Parada Inglesa com mais um MUTIRÃO DE LIMPEZA E PLANTIO.

O local do plantio fica quase de esquina da av. Marechal Eurico Gaspar Dutra com a rua inglesa.

Traga sua garrafinha de água, luvas e ferramentas se tiver. Venha com roupas confortáveis e com chapéu ou boné.

Dúvidas? Entre em contato no insta com: @reginayassoe e @rosa_do_sul ( Bruna)

Fotos de como foi o 1º Mutirão de Limpeza e Plantio na Praça Comandante Eduardo Assumpção na Parada Inglesa









 

 

segunda-feira, 24 de março de 2025

CARTILHA PANC em projeto ambiental do INSPER Cidades e WWF-Brasil

CARTILHA PANC em projeto ambiental do INSPER Cidades e WWF-Brasil

 

Em 2013 recebi um convite para dar uma Oficina de PANC para professoras e 2 mini oficininhas para crianças de 4 anos da creche CEI Margarida Maria Alves em Heliópolis. O convite foi feito pela Samantha Orui que era umas das responsáveis pelo Projeto Ambiental em Heliópolis que estava ligado ao INSPER Cidades*, na época Laboratório Arq.Futuro de Cidades deste Instituto de Pesquisa com apoio do WW-Brasil e parceria da UNAS Heliópolis.

 

Naquele mesmo ano após a oficina, recebi outro convite da Samantha para que fizéssemos uma pequena publicação sobre as PANC, destinada às professoras do CEI Margarida. Então comecei a pensar se usaríamos fotos ou aquarelas feitas por mim... ao passar do tempo decidi que provavelmente as aquarelas teriam melhor qualidade na impressão. Escolhi 13 PANC para fazer parte da cartilha, das mais comuns, para ajudar no reconhecimento das plantas, com um pequeno texto explicativo para cada uma. Entre o final de 2013 e começo de 2014, digitalizamos as aquarelas e a minha sobrinha Susan nos ajudou com a parte da arte gráfica. Em abril de 2014 saiu o pequeno guia de PANC.

A cartilha pode auxiliar os professores que queiram transmitir esse conhecimento ancestral das plantas comestíveis.

 

A cartilha se encontra disponível apenas em PDF, caso queira baixá-la.

Link para a publicação no repositório do Insper:

 https://repositorio.insper.edu.br/entities/publication/9dc9519b-b0a8-4ec4-b24f-ec60c17eceac

 


                                                       Capa da cartilha, arte gráfica: Susan Shakushiya 



                                                    Serralha, Sonchus oleraceus



                                                       Alho Silvestre, Nothoscordum gracile

 

                                                      Beldroegão ou beldroega graúda, Talinum paniculatum

 

Segue abaixo link para a matéria que saiu no site do WWF-Brasil:

  https://www.wwf.org.br/?89040/Laboratorio-ArqFuturo-de-Cidades-e-WWF-Brasil-lancam-cartilha-sobre-PANC

 

 

 

domingo, 5 de janeiro de 2025

CONSULTORIA PANC NO SÍTIO EM PIRACAIA/SP

 CONSULTORIA PANC no sítio do sr. José em Piracaia

 


 

Conheci o sr. José em uma das minhas VIVÊNCIA PANC no sítio em São Roque no Plantar em Casa Escola do meu amigo Toquinho. Depois da vivência, o sr. José me pediu uma consultoria em seu sítio em Piracaia/SP e por coincidência, o meu primo Issao é marido da concunhada dele. Como são os caminhos da vida... fazia já muitos anos que não via meu primo.


Enfim, lá em Piracaia, na sua casa na cidade fiz uma vistoria e encontramos já várias PANC nascendo, como a maria pretinha, Solanum americanum, radite, Hypochaeris chillensis, arnica paulista, Porophyllum ruderale, barba de falcão, Crepis japonica... De lá passamos na casa do filho dele para irmos todos juntos para o sítio, infelizmente, não havia muita variedade apesar de ele estar criando canteiros agroflorestais com bananeiras e árvores nativas. Ainda assim tinha um pouco de picão branco, Galinsoga quadriradiata, centelha asiática, Centella asiatica, barba de falcão e mais umas poucas... Então fizemos algumas paradas no caminho de terra na volta para a cidade e logo pertinho do sítio já encontrei muitos cravinhos da serra*, Tagetes tenuifolia, pepininho ou pepino do mato, Melothria pendula, vinagreira roxa, Hibiscus acetosella, framboesa negra, Rubus niveus, capiçoba, Erechtites valerianifolius, tanchagem, Plantago australis, beldroegão, Talinum paniculatum, buva, Conyza bonariensis, etc. das quais pegamos  mudas. E ainda colhemos flores de hibisco de jardim, Hibiscus rosa-sinensis, tumbérgia azul, Thunbergia grandiflora...


Ao retornarmos pra casa na cidade, o sr. José nos serviu uma caponata de coração de bananeira que ele fez, estava uma delícia, comemos com pão, combina bem em sanduíche; ele também colheu o palmito da bananeira e cozinhou, porém estava bem fibrenta, então não deu pra aproveitar... quem sabe em próxima oportunidade eu consigo preparar e postar aqui.


*com o cravinho da serra é possível fazer um chá, deixar esfriar, adoçar e fazer uma refri natural, fica uma delícia pois a planta tem um aroma forte de anis.


                                     Identificando PANC na casa da cidade em Piracaia


                                            Agrofloresta no sítio do sr. José

 

                                            Cravinho da serra, Tagetes tenuifolia ao lado da estradinha de terra

 

                                                       Sr. José preparando o palmito da bananeira

 

                                       Caponata de coração de banana verde