CONSULTORIA PANC no sítio do sr. José em Piracaia
Conheci o sr. José em uma das minhas VIVÊNCIA PANC no sítio em São Roque no Plantar em Casa Escola do meu amigo Toquinho. Depois da vivência, o sr. José me pediu uma consultoria em seu sítio em Piracaia/SP e por coincidência, o meu primo Issao é marido da concunhada dele. Como são os caminhos da vida... fazia já muitos anos que não via meu primo.
Enfim, lá em Piracaia, na sua casa na cidade fiz uma vistoria e encontramos já várias PANC nascendo, como a maria pretinha, Solanum americanum, radite, Hypochaeris chillensis, arnica paulista, Porophyllum ruderale, barba de falcão, Crepis japonica... De lá passamos na casa do filho dele para irmos todos juntos para o sítio, infelizmente, não havia muita variedade apesar de ele estar criando canteiros agroflorestais com bananeiras e árvores nativas. Ainda assim tinha um pouco de picão branco, Galinsoga quadriradiata, centelha asiática, Centella asiatica, barba de falcão e mais umas poucas... Então fizemos algumas paradas no caminho de terra na volta para a cidade e logo pertinho do sítio já encontrei muitos cravinhos da serra*, Tagetes tenuifolia, pepininho ou pepino do mato, Melothria pendula, vinagreira roxa, Hibiscus acetosella, framboesa negra, Rubus niveus, capiçoba, Erechtites valerianifolius, tanchagem, Plantago australis, beldroegão, Talinum paniculatum, buva, Conyza bonariensis, etc. das quais pegamos mudas. E ainda colhemos flores de hibisco de jardim, Hibiscus rosa-sinensis, tumbérgia azul, Thunbergia grandiflora...
Ao retornarmos pra casa na cidade, o sr. José nos serviu uma caponata de coração de bananeira que ele fez, estava uma delícia, comemos com pão, combina bem em sanduíche; ele também colheu o palmito da bananeira e cozinhou, porém estava bem fibrenta, então não deu pra aproveitar... quem sabe em próxima oportunidade eu consigo preparar e postar aqui.
*com o cravinho da serra é possível fazer um chá, deixar esfriar, adoçar e fazer uma refri natural, fica uma delícia pois a planta tem um aroma forte de anis.
Identificando PANC na casa da cidade em Piracaia
Agrofloresta no sítio do sr. José
Cravinho da serra, Tagetes tenuifolia ao lado da estradinha de terra
Sr. José preparando o palmito da bananeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário