CELÓSIA, CRISTA DE GALO, ESPINAFRE AFRICANO, Celosia argentea
PANC nativa da Índia. Tem flores cor de rosa como espigas, dentro delas se encontram muitas sementinhas pretas que são comestíveis que podem ser usadas em biscoitos, pães, cozidas com arroz. Suas folhas são maiores quando a planta é jovem, quando começa a florir, as folhas ficam com tamanho menor para dar mais energia para a produção de sementes... colha as folhas mais jovens para refogar. Suas folhas são verdes e possuem manchas vermelhas, ao cozinhar com arroz, vc perceberá que o arroz ficará com manchas vermelhas da folha. Segundo Valdely F. Kinupp, suas folhas tem uma proteína chamada sokotein que é utilizada como suplemento alimentar.
Os botões florais das variedades ornamentais são comestíveis refogadas, quando ainda estão bem novas.
Boa fonte de cálcio e iodo. Contém ainda ferro, fósforo, vitamina A e C.
A celósia é consumida tradicionalmente na África Central e Ocidental, onde costuma-se colher as folhas antes da floração para o consumo. Também é consumida na Indonésia e Índia.
No Brasil é cultivada como planta ornamental. Depois de florir, suas inúmeras sementes darão uma grande quantidade de novas plantas.
Se você participa de Encontro de Trocas de Mudas e Sementes, são ótimas suas sementes para serem trocadas por outras plantas. Se em sua cidade não possui este encontro, por que não criar um Encontro de Trocas de Mudas em algum local público como Associações, parques ou praças?
Fonte de pesquisa:
Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) no Brasil, Valdely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi, Editora Plantarum
Internet: Bernheim Forest & Arboretum, Planta comestível em destaque para jardim: Celosia

Nenhum comentário:
Postar um comentário