sábado, 20 de julho de 2019

CANA-DO-BREJO, Canarana, cana-de-macaco, Costus spicatus

CANA-DO-BREJO, Canarana, cana-de-macaco, Costus spicatus

A cana-do-brejo é uma PANC incrível, pois suas folhas são comestíveis, acídulas, delicioso para um suco verde, para ser preparada com outras folhagens em saladas, e suas flores, "pétalas" cor de rosa também são comestíveis, azedas, e podem ser consumidas em saladas, serem usadas em geléias, mousses...

Ela é bem mais conhecida como planta medicinal, seus rizomas e folhas, em forma de chá para cálculos renais. Segundo o site Plantamed a qual recorro sempre para minhas pesquisas sobre usos medicinais, o chá em infuso ou decocto de suas folhas combate dores, cálculos renais, febre e dificuldades em urinar. Logo abaixo deixarei o link para consulta deste site, pois há informações de usos, pois é usada para gonorréia, inchaço, hidropsia, cistite, etc. As plantas medicinais possuem substâncias tóxicas, motivo pela qual se recomenda uso moderado e por um período que não exceda a 21 dias dependendo do caso e suspender o uso e retornar posteriormente ou utilizar outra planta em substituição.

A palavra canarana significa falsa cana, já que em línguas indígenas o sufixo RANA ou RAMA quer dizer falso ou parecido com, como no caso da caferana, falso café.

É uma planta como diz o nome gosta muito de brejo, mas a cana-do-brejo é bem resistente, sendo bem adaptada em vasos grandes.

http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Costus_spicatus.htm

cana-do-brejo ou canarana, Costus spicatus no sítio do meu amigo Lúcio Tamino, 2017

cana-do-brejo ou cana-de-macaco, na horta das Corujas, 2019

cana-do-brejo, Horta das Corujas, 2019

cana-do-brejo, às vezes sobe com o caule espiralando, Horta das Corujas, 2019

cana-do-brejo com a flor avermelhada, na parte baixa nascem "pétalas" (pequenas flores) que são comestíveis, cor de rosa, Horta das Corujas, 2019



10 comentários:

  1. Curitiba de maio de 2020 08:49
    Boa tarde Regina ! Tudo bem você ?? Poderia por gentileza enviar algumas receitas sobre a CANA DO BREJO ?? Sucos, patês etc... Agradeço a gentileza . Eugenio - geovidanaterra@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. oi Eugênio, vou te enviar, mas eu uso basicamente em salada, flores e folhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me envia também por favor
      meu email é viccenzo0925@gmail.com

      Excluir
    2. olá Viccenzo, nem me lembro mais o que exatamente eu enviei, mas não é muita coisa, ok? acho que era só patê e dicas de como eu uso

      Excluir
  3. Adoro ! Hoje fiz salada de folhas e flores! Antes só fazia o chá. Desejo desinchar! Abs...adorei a ilustração da flor- lindíssima- é uma orquidea, nesses dias tem aparecido a abelha verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cris, legau... qual ilustração vc tá falando, aqui no fundo no meu blog? é uma aquarela da flor da pata de vaca, a flor é comestível

      Excluir
  4. Adoro ! Hoje fiz salada de folhas e flores! Antes só fazia o chá. Desejo desinchar! Abs...adorei a ilustração da flor- lindíssima- é uma orquidea, nesses dias tem aparecido a abelha verde.

    ResponderExcluir
  5. Olá , alguém pode me responder o que é considerado como flor? É só aquelas pétalas rosas ou aquela "banana" vermelha de onde elas saem também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Marcia, eu não sou botânica para dar a definição correta, mas eu acho que a flor seria a parte cor de rosa, acho que são várias flores que estão grudadas na base vermelha, então eu creio ser uma inflorescência, onde há várias flores nascendo juntas, botanicamente há uma distinção do que é flor do que normalmente a gente considera "flor", normalmente é uma estrutura que pode ser minúscula como no caso da primavera, o que é flor mesmo tá dentro minúscula das "pétalas" coloridas (que provavelmente são folhas falsamente ditas como flores)

      Excluir
  6. Como é usado pra fazercha da raiz da Folha???

    ResponderExcluir