segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

BERTALHA, espinafre de malabar, Basela alba

BERTALHA, espinafre de malabar, Basela alba

Planta nativa de parte da ásia (Índia e sudeste asiático). Suas folhas são bem carnudas com uma textura que lembra um pouco a folha de espinafre encontrados em feira. Embora no Rio de Janeiro seja uma hortaliça comum em feiras livres, segundo Valdely Kinupp.

Pode-se consumir suas folhas cruas em saladas ou usadas refogadas, em bolos salgados, omelete, etc. Seus frutinhos escuros podem ser usados como corante alimentício.

Planta riquíssima em zinco, que é um mineral importante para o sistema imunológico e atua também na defesa antioxidante (retarda envelhecimento celular) e no crescimento e desenvolvimento. É também rica em ferro, cálcio, vitamina A e C. Por ser rica em ferro seu consumo é indicado também para quem está com anemia.

Existe também uma variedade roxa, muito graciosa. E seus frutos tem um suco extremamente forte, um roxo muuuito mais intenso do que a variedade  de folhas verdes.

Se propaga facilmente por estaca e pelas sementes, ideal para se ter em vasos, mas é no chão que irá se alastrar muito facilmente.

a minha bertalha com folhas enormes, 2020


bertalha, Basela alba, EBE - escola brasileira de ecogastronomia, 2019

bertalha roxa florida, EBE, 2018



bertalha roxa na Escola Brasileira de Ecogastronomia, 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário