domingo, 27 de setembro de 2020

BERTALHA CORAÇÃO, Anredera cordifolia

 BERTALHA CORAÇÃO, Anredera cordifolia


A bertalha coração é nativa do Brasil, do sul à Bahia. Tem as folhas em formato de coração e pequeninas flores brancas em cachos, que as abelhas adoram, é uma planta trepadeira e soltam tubérculos aéreos que são comestíveis, mas como tem ácido oxálico*, é recomendável cozinhar muito bem, descartando a água.


As folhas podem ser consumidas cruas em salada ou podem ser usadas refogadas, em omelete, massas, bolos, patês... As folhas tem uma textura que lembra um pouco o espinafre, são ricas em ferro, cálcio e zinco. Sendo usada para combater anemia, consumida como salada. Tem ação antimicrobiana segundo Valdely Kinupp em seu livro PANC.


Além dessas informações a Embrapa também cita como boa fonte de proteína e fibras.


É uma planta de muito fácil cultivo, só precisa de um tutor pois é trepadeira... ideal também para se ter em vasos, quando eu morava em apartamento, era a planta que melhor se adaptou no vaso, sendo extremamente resistente.

 

A bertalha coração se propaga facilmente através de seus tubérculos aéreos, também é possível propagação por estaca, principalmente quando os galhos se assemelham a uma nova planta. Ou mesmo nos tubérculos aéreos começam a surgir pequenas mudas.

 

* O ácido oxálico é uma substância muito abundante na natureza, presente em várias plantas para sua defesa contra agentes naturais como bactérias, fungos, insetos, etc. O ácido oxálico é muito abundante no espinafre, beterraba, principalmente em suas folhas, no cacau, café, etc... e no organismo humano é um antinutriente, indisponibilizando o cálcio, ferro e zinco, por isso a recomendação de nutricionistas é consumir os alimentos cozidos.


bertalha coração, Anredera cordifolia, no muro do parque augusta 


                                          bertalha coração no vaso


bertalha coração nascendo espontaneamente em um estacionamento na rua Paim, tubérculos aéreos já com mudinhas


estacionamento na rua Paim


2 comentários: