quinta-feira, 10 de setembro de 2020

ALFAVACÃO, Alfavaca-cravo, Ocimum gratissimum

 ALFAVACÃO, Alfavaca-cravo, Ocimum gratissimum


É planta nativa da ásia, do mesmo gênero botânico do manjericão (Ocimum basilicum). Sendo que o alfavacão tem um sabor forte de cravo, pode ser usado como condimento, fresco ou seco e moído para uso posterior. Pode ser usado para temperar carnes, em chá, sendo servido empanado e frito em um restaurante em Manaus como uma iguaria. Eu uso para fazer molhos de salada, como condimento fresco em refogados ou em bolos salgados, e ainda para preparar meus chás com ervas variadas.


É muito conhecida como planta medicinal, segundo Harri Lorenzi *, é usado na medicina caseira para banhos anti gripais, sobretudo para crianças, para tratar nervosismo e paralisia. Seu óleo essencial tem ação bactericida e analgésico de uso em odontologia devido ao eugenol.

 

Já no livro O Eden de Eva **, os autores descrevem a alfavaca-cravo com ação comprovada cientificamente como antioxidante, hepatoprotetora, antimicrobiana (para Escherischia coli, Vibro cholerae, Enterobacter sp., Salmonella typhi, S. enteritidis, Staphylococcus aureus, Candida albicans, C. krusei, C. albicans, etc), inseticida e parasiticida, p. ex. Ascaris sp., etc. 

 

Tenho em casa uma planta que tem as folhas um pouco menos comprida e mais aveludada, eu vi um alfavacão desse tipo no Campo Experimental de Jardinagem na UMAPAZ no Parque do Ibirapuera e pasmem! Também nascendo no meio fio da calçada com o asfalto na rua Inglesa, na parada inglesa, 2 exemplares! Próximos ao metrô. Essa é punk mesmo!


alfavacão, Ocimum gratissimum, horta das Corujas, 2017 
 

                                                      alfavacão ou alfavaca-cravo, 2017

 

    alfavacão no vaso, este tem as folhas menos compridas e meio aveludadas, 2020

 

* Plantas Medicinais, Harri Lorenzi, Plantarum

** O Eden de Eva, Eva Michalak e Antonio A. Silva Jr., Epagri

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário