quarta-feira, 28 de outubro de 2020

PEIXINHO DA HORTA, Stachys byzantina

 PEIXINHO DA HORTA, Stachys byzantina

O peixinho da horta tem vários nomes populares como lambari de folha, orelha de lebre, orelha de coelho, lambarizinho, etc. É planta nativa da Turkia, ásia e Cáucaso. 

É uma das PANC mais conhecidas devido ao seu aspecto, por conter pelos nas folhas, é uma planta muito tátil, lúdica para as crianças, eu particularmente gosto de chamá-lo de coelhinho da horta  também e é muito conhecida por ser consumida empanada e frita, muitos dizem ter sabor de peixe. Eu não acho, pois quando empanada e assada, fica muito sem gosto, para meu paladar, então precisa-se caprichar no tempero.

Possui fibras, proteínas, carboidratos, potássio, ferro, vitamina C, triptofano*, é antimicrobiano e antioxidante, segundo o estudo Propriedades nutricionais, antioxidantes, antimicrobianos e toxicidade preliminar do peixinho da horta (Stachys byzantina K.Koch), Thaise Duda de Azevedo, 2018, UFPR.

Já vi uma receita na internet que me pareceu interessante, empanar com ovo batido, enfarinhar, passar de novo no ovo e por último em gergelim e assar no forno, eu mesma nunca fiz.

A minha receita empanada e frita, foi empanar em ovos batidos temperados, pra quem é vegano passar na mucilagem feita com linhaça moída, e em farinhas misturadas (aveia, trigo, mandioca, linhaça) e passar em frigideira com pouco óleo até dourar.

E vai aqui uma receita que desenvolvi com o peixinho da horta com couve flor:


BOLINHO DE COUVE-FLOR COM PEIXINHO DA HORTA


1 couve flor pequena picadinha

2 dentes de alho picadinhos

1 cebola pequena picadinha

algumas folhas de erva baleeira, manjericão, alfavacão picadinhas

20 folhas de peixinho da horta picadas

panc variadas picadas (no caso usei uma pequena folha de taioba, espinafre de okinawa, ora pro nobis, folhas de batata doce, assa peixe...)

sal a gosto

cúrcuma em pó a gosto

curry a gosto

1 tomate picadinho

aproximadamente 2 colheres sopa rasas de farinha de aveia, 2 colhs. sopa rasa de linhaça em pó, 2 colhs. sopa rasa de farinha de mandioca e farinha de trigo

óleo de girassol para refogar


Refogue o alho e cebola no óleo até dourar, acrescente o tomate e o sal, e mexa, refogue por uns 2 minutos e acrescente as folhas e depois a couve-flor, mexa, refogue por uns 3 minutos e acrescente um pouco de água e tampe... quando estiver bem cozido a couve, acrescente as farinhas até virar uma massa consistente para modelar os bolinhos e achate-os com uma colher

Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo e coloque os bolinhos até dourar


 

                                          Peixinho da horta do quintal de casa, 2020


                          bolinho de couve flor com peixinho da horta, 2020


bolinho de couve flor com peixinho da horta acompanhado de botões florais do lírio amarelo (Hemerocallis x hybrida) gratinado


                    Peixinho da horta, empanado e frito com pouco óleo, 2020




 * Triptofano é um aminoácido essencial que ajuda a sintetizar a serotonina (também encontrado no chocolate meio amargo e nozes), ajuda a controlar a depressão, ansiedade, melhora o humor e memória, regula o sono e ajuda a emagrecer. O triptofano também está presente no queijo, ovo, salmão, abacaxi, amendoim, castanha de caju, etc.


6 comentários:

  1. Olá Regina, é a Lis. Cada prato bonito. Muito criativo e apetitoso.
    Adoraria ter essa criatividade com a alimentação natural e saudável. Mas o bolinho de couve flor vou fazer. Lindooooooo😳😳😳😳😳😳😳 Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Lis, que bom que vc gostou... Eu sou formada em artes plástica kkkk por isso adoro a parte da estética do prato... costumo dizer que é inspirado no carnaval do rio kkkkk pois adoro cores alegres... O bolinho de couve flor pode ser feito com qualquer outro legume e folhas variadas, pode até testar com folhas de cenoura, minha mãe usava muito pra fazer tempurá. Gratidão pelo retorno... super dádivas divinas!

      Excluir
  2. Pesquisando na web sobre pancs, te achei;
    maravilha de blog;
    Obrigada por partilhar;
    Prazer em conhecer seu blog.
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Janice, legau, que bom que vc gostou, gratidão pelo retorno, sempre importante para os criadores de conteúdo... criei esse ano por causa da pandemia um canal do youtube Regina Fukuhara & Sabores do Mato: https://www.youtube.com/watch?v=iamoOiViub4&t=2s

      Excluir
  3. Olá Querida como fazer salada de caninha só brejo e o que mais posso fazer desde já GRATIDÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, acho que não é bom consumir muito cana do brejo, eu como pouquíssimas folhas, e só as mais novinhas que são menos fibrentas, pode colocar no suco verde ou fazer patê com outras PANC com feijão fradinho cozido e girassol demolhado umas 5h, bata com um pouco de azeite, alho, sal e limão ; )

      Excluir