terça-feira, 29 de dezembro de 2020

GANHANDO UM QUINTAL PANC

 GANHANDO UM QUINTAL PANC

Bem, ganhando um quintal PANC é só modo de dizer kkkk Na realidade quando comecei a colecionar os matos comestíveis, eu morava em um apê na rua da consolação, bem, minhas plantas não estavam muito felizes... então depois de uns anos senti uma forte necessidade de ter uma casa com quintal...


Depois de muito tempo, meu marido Ricardo se convenceu também da necessidade de sair do apê e em 2 visitas a imóveis, acabando nos decidindo por uma casa na zona norte. Porém o quintal e lateral da casa, a frente são totalmente cimentadas, com exceção de um canteiro nos fundos onde já tinha um pé de acerola, um aguaí e uma videira, além de um pé de erva cidreira, Lippia alba.


Sempre olhava com um certo desânimo para taaaanto concreto... até que um amigo me convenceu a marcar um mutirão e depois de 4 mutirões, quebrando no muque, o quintal está quase todo quebrado. Me mudei para a casa no final de março de 2018, o primeiro mutirão só ocorreu em setembro, incluindo um pequeno ritual à Mãe Terra com pequeno grupo de amigos. 

 

Depois de soltar várias placonas de concretado, eu tinha de quebrá-los e fui fazendo aos poucos, no início era uma montanha só de blocos... e tive que aprender a quebrá-los com uma pequena marreta, que eu chamei de marreta de boneca, aprendi que pra quebrar um blocão, ele não deve estar totalmente na horizontal, mas levemente inclinado, apoiado nos blocos, bem, minha força não é aquelas coisas, pois eu tinha de dar umas 3 ou 4 marretadas para conseguir parti-las, foi um trabalho insano, mas finalmente todos os blocões estão quebrados agora kkkk Minha teoria é que se o blocão está encostado em um ponto só, fica muito mais fácil quebrá-los pois toda sua energia vai para aquele ponto, facilitando o trampo. Aprendi também a quebrar o cimentado com o vergalhão, o que não era uma tarefa nada fácil.


A seguir algumas fotos dos mutirões. Ainda tenho bastante entulho pra tirar.


              1º mutirão quebra quebra, 2018


                2º mutirão quebra quebra, 2018


                         parte do grupo do mutirão, com direito a um 2º ritual de cura e plantio conduzida pela nossa querida amiga indígena Airé


                      frutas, sementes, flores, água, fogo para o ritual de cura e plantio


          final do 3º mutirão, 2019


         grupo do 3º mutirão quebra quebra

 

                 montanha de blocos do cimentado, 2019

 

              semeando dentes de leão no quintal, 2019

 

                   4º mutirão quebra quebra, 2020

                          abr/2020

 

                        montando o 2º pequeno canteiro, jun/20


                 dez/20 com o 3º pequeno canteiro 


               micro canteiro de mandiocas, já colhi umas folhas, sequei e triturei, coloco na comida, é uma bomba de vit. A


            serviço não terminou, no fundinho do quintal ainda tem concreto pra desconcretar e entulhos espalhados, conclusão, a parte plantada ainda é cerca de 1/5, creio




                       
 


3 comentários:

  1. Vocês vendem sementes e mudas para enviar pelo correio? Qual a cidade de vocês, mesmo? Eu moro em Palotina Pr tenho interesse em conhecer melhor seus produtos. Estou cursando curso de identificação e manuseio de plantas medicinais.

    ResponderExcluir
  2. olá, qual o seu nome, p. favor? olha, eu não vendo nem mudas nem sementes no momento e moro na cidade de são paulo... conheço pessoas que conseguem comprar sementes e mudas pelo mercado livre. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Quem tem amigo, tem tudo né?! Muito feliz em ver o esforço de vocês para desconcretar!

    ResponderExcluir