quarta-feira, 28 de setembro de 2022

cordial/licor com flores de sabugueiro, Sambucus nigra

 CORDIAL/LICOR com FLORES DE SABUGUEIRO, Sambucus nigra

 

Já postei antes falando sobre as flores de sabugueiro, que são mega cheirosas, um aroma adocicado que me lembra baunilha e canela. As abelhinhas adoram as pequeninas florzinhas brancas do sabugueiro.


Segundo a Neide Rigo em seu blog Come-se, o sabugueiro europeu é o Sambucus nigra e o sabugueiro nativo do Brasil é o Sambucus australis, que tem mesmos usos terapêuticos e tem diferenças morfológicas e discretas. E suas flores são muito usadas na europa em bebidas, são chamadas de "elderflowers"


No site Horto Didático diz que as folhas e flores são usadas popularmente para enfermidades virais como sarampo, rubéola, gripes e resfriados, as flores secas. Diz que as flores da espécie Sambucus nigra  é muito usada para afecções das vias respiratórias, e usada como cataplasma ou compressa e que tem propriedades adstringente, cicatrizante.

 

Eu soube também recentemente através de um conhecido que existe um gin saborisado chamado Tanqueray, feito com as flores de sabugueiro.


Eu frequento as aldeias guaranis do Jaraguá, onde faço trabalho voluntário de plantio com as crianças da escola bilíngue na aldeia Tekoa Ytu. Em uma ocasião fui a um mutirão com minha amiga Geni Rosa, passamos na aldeia Tekoa Itawera para conversar com d. Maria e ela nos explicou que as folhas do sabugueiro são anti-alérgicas, que pude comprovar ao menos 2 vezes em crises alérgicas fortes, amassando a folha e passando o seu sumo na pele.

 

Recentemente fui fazer uma visita técnica a uma ecovila que está se formando ainda entre Ibiúna e Juquitiba da minha amiga Elisa e vi atrás da casa uma árvore com flores brancas, e  logo já percebi que era um sabugueiro, para minha alegria. Neste dia ainda colhemos limões cravo e as flores do sabugueiro, que trouxe feliz da vida pra casa.


                                                    preparando o licor de sabugueiro


Vou passar aqui a receita do cordial que é um concentrado/xarope de flores de sabugueiro


CORDIAL DE FLORES DE SABUGUEIRO

7 umbelas (cabeças) de flores de sabugueiro ou cachos

1 e 1/2 litro de água filtrada

2 limões fatiados, usei limões cravo

1 laranja fatiada

1 e 1/2 kg de açúcar demerara

1 pau de canela, se quiser


Tire o máximo que puder as flores dos cabinhos, reserve as flores.

Coloque as flores de sabugueiro, fatias de limões e laranja e a água filtrada em um vidro e tampe. Leve para tomar sol durante 2 dias. Coe e leve o líquido ao fogo com o açúcar até derreter bem o açúcar. Coloque em garrafas para guardar e sirva em um copo com água com gás.


A proporção do licor pode ser a gosto, já li recomendações de 50 ml para um copo, mas acho melhor vc experimentando a quantidade, já que é bem doce, eu prefiro bem suave. Essa receita fiz meio um mix de receitas que eu pesquisei. Se quiser consultar o blog da Neide Rigo, deixarei em baixo e também o link do Horto didático. Boa degustação!






                  sabugueiro em uma praça no Alto da Lapa, próx. ao cemitério da Lapa
 

Referências:

 https://come-se.blogspot.com/2014/03/elderflowers-elderberries-sabugueiro.html

 https://hortodidatico.ufsc.br/tag/gripes/



Nenhum comentário:

Postar um comentário