FOLHA PEPINO, URTIGUINHA MANSA, Parietaria debilis
A folha pepino, que eu chamo também de erva pepino, tem outro nome popular: erva de ganso e é nativa de parte da Ásia, Europa e África.
É comum vermos nas ruas, calçadas, pela cidade de S.Paulo agora no inverno, mas também em outras épocas aqui na zona norte na parada inglesa, casa verde, vila clarice, ipiranga... Comum no sul e sudeste do Brasil.
O sabor da planta lembra muito o gosto de pepino. Suas folhas podem ser consumidas cruas em salada ou refogadas. São apreciadas por patos e gansos, por isso leva também o nome de erva de ganso. É rica em manganês e ferro, segundo consta no livro de PANC de Valdely Kinupp. Suas folhas com ramos podem ser usadas em vários refogados, como molhos, caldinhos, eu usei em salada ou para fazer tabule, já que usamos pepino e nem sempre vamos ter pepino em casa, podemos então fazer uma substituição bem interessante.
Outra planta que também poderia ser usada no lugar do pepino no tabule é a palma miúda, eu já falei dela em outra ocasião aqui no meu blog. Confira também em meu canal no youtube de PANC: Regina Fukuhara & Sabores do Mato. Outras receitas também passo no meu instagram: @reginayassoe
Uma dica para ter suas folhas pepino em casa é coletar a muda nas ruas ou sementes e plantar em casa em vaso ou no chão. Eu peguei as minhas aqui na rua Lagoa Verde, de onde tirei a foto abaixo, junto a uma árvore na calçada.
*sempre tenha muuuita certeza antes de consumir uma planta. Procure em várias referências, pergunte às pessoas que conhecem bem as plantas, pessoas que já estão habituadas e já consomem PANC, às pessoas mais velhas que conhecem bem, agricultores, etc. Recomendo fortemente o grupo no facebook chamado Identificação de Plantas, coloque fotos boas da planta adulta, pois a planta muito novinha é mais difícil reconhecer pois podem se parecer com outras plantas, quanto mais informações tiver, melhor, como foto das flores, dos frutos, das sementes, boa foto de lado, observando o galho e formação das folhas.
folha pepino, Parietaria debilis na calçada da parada inglesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário