FLAMBOIANZINHO ou flor-de-pavão, Caesalpinia pulcherrima
Esta linda arvorezinha é bem comum na arborização urbana, com flores que lembram até uma orquídea na minha opinião. O flamboianzinho pode atingir até 6 metros de altura. É mais comum ver da cor laranja, mas também podemos ver na coloração amarela e mais raramente na cor magenta. Felizmente aqui no meu bairro da Parada Inglesa na Zona Norte de São Paulo vejo as 3, a magenta só vi numa pracinha na rua Águas de São Pedro. Ela é nativa das Antilhas. Outros nomes em português: breu de estudante e barba de barata.
Suas flores e sementes verdes podem ser consumidas cozidas, e em pequena porção as sementes verdes podem ser consumidas cruas. Colha as vagens que estejam mais desenvolvidas porém ainda verdes e tire as sementes. Segundo Kinupp no livro PANC, as sementes podem ser consumidas de preferência após serem aferventadas. Eu cozinhei por 3 minutos. Tem uma quantidade muito grande de mucilagem após cozimento.
Depois de cozidas acrescentei tomate cortados em cubos, cebola picada, salsa picada, sal, azeite e um pouco de suco de limão. Também pode usar as sementes cozidas para fazer arroz, para fazer sopa ou patê. As flores podem ser cozidas com arroz, tirando o cabinho. Já usei alguns galhos para decorar minha mesa expositora em uma feira de orgânicos, nas raras vezes que vendi poucos pratos com PANC.
Flamboianzinho ou flamboian de jardim na cor laranja
Detalhe das flores tons avermelhados, laranja e amarelo
Flamboianzinho na cor magenta com detalhes amarelo mais claro
Flamboianzinho na cor amarela
Consegui coletar uma quantidade que após tirada as sementes, rendeu apenas um prato de sobremesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário