quinta-feira, 14 de março de 2019

ORA PRO NOBIS, Pereskia aculeata, P. grandifolia, P. bleo

ORA PRO NOBIS, Pereskia aculeata, P. grandifolia, P. bleo


Já escrevi aqui uma vez sobre a ora-pro-nobis, mas desde aquela época adquiri a ora-pro-nobis dourada e ganhei uma mudinha da ora-pro-nobis amazônica da minha amiga Geni Rosa. São plantas da família dos cactos, por isso espinhosas, sendo que ora-pro-nobis da flor cor de rosa tem um espinho parecendo uma agulha preta longa.

Se você não tem muito espaço em sua casa recomendo que plante-as em um vaso grande ou próximo a um muro, por causa dos espinhos. Suas folhas podem ser usadas para se fazer omelete, refogados, na galinhada, pães, bolos doces e salgados, etc.



A ORA-PRO-NOBIS, Pereskia aculeata é a que tem flores brancas e possuem frutos amarelos, com espinhos também, tomar cuidado com os espinhos na hora de colher. Por possuir a mucilagem, que é a baba, descobriu-se que é cicatrizante da pele, têm-se usado também consumir uma folha por dia, crua para ajudar a proteger o estômago, sobretudo as pessoas que fazem quimioterapia. Muito conhecida por ser rica em proteína, por isso um de seus nomes populares é carne de pobre, muito consumida em Minas Gerais.

Suas flores, folhas e frutos são comestíveis. Suas folhas são ricas em proteínas, manganês, zinco, sódio e ferro, de seus frutos, pode-se fazer sucos e geleia e possuem vitamina C. O prof. Kinupp recomenda consumir as flores salteadas na manteiga.

A Neide Rigo escreveu que suas folhas são ricas em lisina, proteína essencial para o crescimento ósseo, importante na alimentação das crianças.

Há muita controvérsia se pode comer crua ou não por causa do ácido oxálico. Há um consenso na nutrição de que o ácido oxálico se liga ao cálcio, zinco e ferro e torna esses minerais insolúveis. Quem tem tendência a pedras nos rins, acabaria tendo problemas de oxalato de cálcio nos rins, sendo assim, melhor consumir apenas cozido. Também gostei da recomendação da Paola Carosella de consumir apenas as folhas bem jovens cruas.


ORA-PRO-NOBIS arbórea, Pereskia grandifolia

Ultimamente tenho visto em várias partes da cidade esta planta, possui flores cor de rosa linda… vi um exemplar em uma das saídas do metrô Sumaré, em uma praça no Pacaembu, no centro da cidade, no minhocão, no jaraguá, no alto da lapa, aqui na parada inglesa tenho um vizinho que tem uma cerca viva.

Esta aparece no livro do Valdely Kinupp com a recomendação de se consumir moderadamente e apenas cozida. Já testei bater no mixer com palma miúda e deu um lindo mousse que usei para preparar um chapatti em minha aula de culinária PANC que dei como convidada no curso de gastronomia no Mackenzie no ano passado.


ORA-PRO-NOBIS amazônico, Pereskia bleo

Esta ora-pro-nobis tem uma flor alaranjada bem forte, quase um vermelho vivo, e acho de todas, a que tem a flor mais linda e ano passado ganhei uma mudinha da minha amiga Geni, fiquei muito , feliz, porém preocupada se vingaria aqui em S.Paulo, não cresceu muito, mas está lá firme e forte no meio das minhas trocentas plantas kkkkk. Ainda se mantém muito pequena então não tive a alegria de ver suas flores maravilhosas.

Segundo o Guilherme Ranieri, essa é a que possui o sabor mais ácido de todas.


ORA-PRO-NOBIS dourada, Pereskia aculeata, variedade Godseffiana

Existe um exemplar desta planta na Escola Experimental de Jardinagem da UMAPAZ no Ibirapuera. Existe uma época em que as folhas jovens, brotos, ficam com coloração avermelhada, muito bonita, e as folhas mais maduras são amareladas, por isso é chamada dourada. Quando fiz o curso de PANC com o prof. Valdely Kinupp vi um exemplar na horta do Tibá-rio, me apresentaram como ora-pro-nobis colorido, por possuir 2 cores diferentes nas folhas.


frutinhos da ora-pro-nobis, Pereskia aculeata, na aldeia guarani Tekoa Pyau no jaraguá, 2018

flores brancas da ora-pro-nobis, P. aculeata, na aldeia guarani Tekoa Ytu no jaraguá, 2018

ora-pro-nobis, P. aculeata na aldeia T. Ytu, 2018

ora-pro-nobis, P. aculeata, florida na aldeia guarani T. Ytu, 2018

Oficina de PANC na Parada Inglesa, cerca viva da ora-pro-nobis arbórea, do seu Américo, 2018

flor da ora-pro-nobis arbórea, Pereskia grandifolia, no Alto da Lapa, 2017

ora-pro-nobis amazônico, Pereskia bleo, foto enviada por um amigo

ora-pro-nobis dourado, P. aculeata, var. Godseffiana, no Campo Experimental de Jardinagem da UMAPAZ  no Ibirapuera, 2018

10 comentários:

  1. Excelente planta. Excelente o teu trabalho. Agradecido

    ResponderExcluir
  2. .muito boa matéria
    Bem enriquecido a matéria com as diversidades dessa planta
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Co toque assim ajudando pessoas a conhecer a PANC

    ResponderExcluir
  4. pereskia aculeata - pode comer crua depois de lavar - flor branca

    pereskia bleo - comer depois da folha ter passado no "bafo" (calor) de um cozimento, ela fica meio murcha, mas não perde valor nutricional - flor laranja

    pereskia grandifolia Haw - ornamental, não se deve comer devido a grande quantidade de OXALATO - flor rosa

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. sim pode comer a Pereskia bleo, conforme explica Valdely Kinupp em seu livro PANC, ele diz que tem frutos comestíveis

      Excluir
  6. Este assunto do oxalato é preocupante. Exige muito estudo. Temos aí o Popeie com seu espinafre. Comer cru , sem branquear? E o chá não terá a água do branqueamento?

    ResponderExcluir