Planta nativa da Índia... a primeira moringueira que tive contato foi na horta das Corujas, na vila madalena em SPaulo, notei que cresce muito rápido. Como fica muito alta, recomenda-se poda drástica para que dê galhadas mais próximas de uma altura de fácil coleta.
É considerada altamente nutritiva, em casos de desnutrição, usada no nordeste brasileiro e na África. É riquíssima em vitamina A.
Segundo Kinupp em seu livro de PANC, diz que as raízes podem ser raladas como condimento parecido com raiz forte.
As próprias folhas quando frescas tem um sabor levemente ardido, levemente laxante, podem ser usadas em saladas, refogadas, em caldos, etc.
Eu gosto de usar algumas folhas para meu sorvete de banana congelada com alguma fruta junto, como amora congelada, caferana, umbu com leite, cambuci, etc... dá um toque especial ao sorvete mega naturebas.
As flores podem ser empanadas e fritas, fica uma delícia, só provei uma vez as empanadas da flor durante o próprio curso de PANC do Valdely Kinupp no Tibá rio.
As folhas também podem ser secas, trituradas grosseiramente nas mãos e serem usadas como condimento posteriormente... uma dica boa, é colocar em vidros e presentear os amigos queridos com um belo laço. É considerada ouro verde por possuir muitos nutrientes como cálcio, vitamina C, potássio, ferro, aminoácidos, proteína, etc.
Suas sementes são amplamente conhecidas por ser usada na purificação de água.
..." As folhas, vagens verdes, flores e raízes da moringa também podem ser consumidas por crianças e adultos (no caso da raiz, é preciso retirar a casca, que é tóxica. Porém, a raiz é comestível e tem um sabor picante que se assemelha ao do rabanete, diz o pesquisador Frederico Lisita). Por possuir fibras, a planta ajuda a manter a sensação de saciedade. Rica em cálcio, ferro e zinco, a moringa também combate os radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento, de acordo com o pesquisador. Lisita afirma também que ela atua no combate à hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade e aumenta a imunidade..."
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/19823237/moringa-para-todos-os-gostos
* obs.: vejo que em algumas postagens no facebook algumas pessoas confundem quebra pedras com moringa, abaixo uma foto de mudinha de moringa que tem folhas arredondadas como a pedra pedras, porém a planta usada para pedras nos rins tem várias sementinhas miudíssimas penduradas nos galhos
flores da moringa, Moringa oleifera, 2017 |
moringueira da horta das Corujas, S. Paulo, 2017 |
sorvete de banana, amora congelada com folhas de moringa, foto: Susan Shakushiya |
sorvete decorado com flores e folhas de moringa, amora e flor de sabugueiro |
foto: Susan Shakushiya |
foto: Susan Shakushiya |
muda de moringa, quando é novinha pode ser confundida com quebra pedras, a quebra pedras tem várias sementinhas penduradas nos galhos |
quebra pedras
mutirão da horta das Corujas, poda da moringueira, 2017 |
Boa tarde, Regina!
ResponderExcluirVocê pode incluir no post fotos da mudinha pequena da moringa para ajudar a diferenciar do quebra pedra, já que pequenas são bem parecidas?
boa Thiago, vou incluir sim... muita gente confunde mesmo, gratidão pela dica... super dádivas divinas! bj
ExcluirAdorei seu blog!!
ResponderExcluirEstou estudando sobre plantas Medicinais para consumo próprio.
bom dia Deonice, que bom... legau que vc gostou e está sendo útil... super semana mega amorosa e generosa!
ExcluirVocê tem mudinha ou semente de moringa!!!?
ResponderExcluiroi Deonice, não tenho, mas existem alguns grupos no face de trocas de sementes, vc pode tentar lá, p. ex. https://www.facebook.com/groups/amantesdanaturesa/
ExcluirOnde fica a horta das corujas!!
ResponderExcluirMe adicione 11 98882 4799
fica na vila madalena/SP https://www.facebook.com/groups/hortadascorujas/ Endereço: Av. das Corujas, 39 - Sumarezinho, São Paulo - SP, 05442-050
ResponderExcluir