O mentruz rasteiro é nativo da América do Sul, sul e sudeste do Brasil.
Considero uma das PANC mais deliciosas por possuir um sabor picante que lembra muito a mostarda, Harri Lorenzi em seu livro de Plantas Medicinais diz ter forte aroma de agrião.
O mentruz aparece em frestas de calçadas, terrenos baldios, barrancos no outono e inverno, pode se prolongar em períodos de chuva, por esse motivo já encontrei a plantinha em pleno verão, após um período de chuvas em fevereiro de 2020.
Segundo Kinupp em seu livro Plantas Alimentícias Não Convencionais, o mastruço contem luteína* e violaxantina, vitamina C, sendo boa fonte de potássio e fósforo.
Devido ao seu sabor picante, gosto de usá-lo em molhos para salada e até um galhinho do meu sorvete de banana congelada com alguma outra fruta, por ex. amora e mel.
Já ouvi histórias vindas de 3 fontes diferentes sobre o poder de cura do mentruz rasteiro, de pessoas que tinham em casa galinhas, e contavam que tinham um pintinho que tinha quebrado o pezinho, e a família colocou o mentruz para regeneração óssea... o pintinho se recuperou e cresceu, e com o tempo foi para a panela. Onde ele havia quebrado o pé havia um anel verde, onde tinha se consolidado o osso.
No livro Plantas Medicinais, Harri Lorenzi diz que é usado para temperar aguardentes. Relata que contém em sua composição química óleos essenciais, (substâncias sulfuradas **), sais minerais e vitaminas. E usado na medicina caseira como expectorante das vias aéreas (peitoral, catarro dos brônquios e pulmonar e fluidificante do muco), usado como xarope. E seu chá para estimulante de funções hepáticas, contra anemia, diabetes e afecções pulmonares. Em cataplasma para dores musculares, reumatismo, contusões, traumatismos, feridas, úlceras externas e bronquites.
Lorenzi ainda cita 2 outras plantas da mesma família botânica com propriedades semellhantes: Lepidium viginicum e L. bonariensis, outros tipos de mentruz, mastruço, que são PANC igualmente, com sabor picante.
vaso com várias panc e o mentruz rasteiro na Pousada Zilah, durante oficina de PANC, 2017 |
Mentruz rasteiro, Coronopus Didymus na EBE Escola Brasileira de Ecogastronomia, na Saúde |
tomatinhos recheados com creme de iogurte, maionese caseira e mentruz rasteiro |
molho: iogurte natura, com maionese caseira e mastruço |
mastruço, Lepidium virginicum na Barra Funda |
Lepidium virginicum plantado no vaso |
* luteína é conhecida como a vitamina do olho, um carotenóide que ajuda na prevenção de degeneração macular e catarata
** compostos sulfurosos que dá o sabor picante como no agrião, são substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico
Nenhum comentário:
Postar um comentário