sexta-feira, 17 de setembro de 2021

MASTRUÇO DA VIRGÍNIA, Lepidium virginicum

 MASTRUÇO DA VIRGÍNIA, mastruço de galinha, Lepidium virginicum


Nativa da América do Norte, há várias plantas diferentes que possuem o nome de mentruz, mastruz ou mastruço, o nome popular depende da região do país; nasce no inverno e primavera, por isso nesta época do ano tem muito aqui em casa. A planta jovem tem folhas bem maiores, por esta razão é o melhor momento de colher suas folhas... por causa de sua picância gosto muito de usar no molho da salada. As sementes também podem ser usadas. Mas a planta fresca é picante, perdendo esta característica após cozimento.

Nasce espontaneamente em calçadas, jardins, praças, etc. Já encontrei esta planta no Pacaembu, na Faria Lima, na Barra Funda, Parada Inglesa... em grande quantidade. Suas flores são brancas e minúsculas.

Outros nomes populares: mastruz, mastruço dos índios, erva-fome, virginia-cress, wild pepper cress. É da família da mostarda.

No site Horto Didático/UFSC, diz que é usada popularmente para deficiência em vitamina C e diabetes, para expelir vermes intestinais, antidiarreica, para disolver cálculos renais. Diz que possui aminas, flavonoides, leuco antocianinas, esteróis, triterpenos, taninos e fenois, e alta quantidade de vitamina C.

A picância indica compostos sulfurosos, enxofre.

No livro de Plantas Medicinais de Harri Lorenzi, ele diz que tem os mesmos usos do mentruz rasteiro, Coronopus didymus, sendo usado então para tosses, bronquite, afecções gástricas.


                 mastruço da virgínia, nascendo aqui na ardósia, 2020


                também chamada de mastruz, aqui já com sementes e flores


              suas flores são minúsculas


            quando a planta é jovem possui estas folhas maiores

 

          a planta dando flores e sementes fica com folhas miúdas


referências bibliográficas:

Plantas Medicinais no Brasil, Harri Lorenzi, Ed. Plantarum

Horto Didático de Plantas Medicinais do HU/CCS:                       https://hortodidatico.ufsc.br/mastruco-de-galinha/


Nenhum comentário:

Postar um comentário