ÁGUA DE MATALI, BEBIDA MEXICANA, com a trapoeraba zebrina, Tradescantia zebrina
A ÁGUA DE MATALI é uma bebida tradicional de uma região do México e se faz com o chá suco da planta com limão e adoçado. Depois de fazer o chá com as folhas da planta, espere esfriar, adoce e coloque suco de limão, o PH da bebida irá mudar e passar de lilás a rosa.
Recentemente dei uma OFICINA DE PANC e fiz a Água de Matali, que já postei há algum tempo atrás a receita, e verifiquei na hora de colocar suco de limão, que a cor não mudou para lilás, e o chá estava com a cor bem fraquinha.
Na OFICINA DE PANC seguinte, foi a que fiz em Guaratinguetá, na EcoviLAB, colhendo as trapoerabas zebrinas para levar, percebi que algumas folhas não estavam suficientemente roxas na parte de trás por estarem à sombra. E por isso na oficina anterior não tinha dado certo. Então tive que recomeçar a colheita procurando as plantas que se encontravam ao sol. Eu tenho um vaso em um local que bate bastante sol com uma dracena e ali as trapoerabas zebrinas estavam bem roxas. Outro nome popular da planta é lambari roxo.
RECEITA DO CHÁ-SUCO da trapoeraba zebrina, ÁGUA DE MATALI
Para cada litro de água ferva por uns 3 minutos, 1 xícara de folhas frescas da trapoeraba zebrina, tampe e depois de desligar deixe por cerca de 1 h descansando. Coe e adoce a gosto. Deixe esfriar e esprema uns 2 limões, misture e a magia acontece.
Beba gelado.
Parte de trás bem roxa ao sol da trapoeraba zebrina e a outra que ficou à sombra
a cor do chá com a trapoeraba zebrina, cor roxa
cor arroxeada do chá antes de adicionar o suco de limão
Água de Matali pronto pra beber já com o suco de limão, na coloração rosa
as duas variedades de Tradescantia zebrina já com flores
Tradescantia zebrina, var. purpusii
Nenhum comentário:
Postar um comentário